Balada Protegida chega à edição de número 50

0
719
A operação integrada da Balada Protegida lançada na noite desta sexta-feira (8/12) foi a edição de número 50 do programa. Curitiba, 08/12/2017 Foto:Luiz Costa/SMCS

A operação integrada da Balada Protegida lançada na noite desta sexta-feira (8/12) foi a edição de número 50 do programa. Lançado pelo prefeito Rafael Greca em janeiro, o programa Balada Protegida tem a presença de diversos setores do poder público municipal e estadual, para garantir a diversão com segurança aos frequentadores de estabelecimentos comerciais no período noturno, em dias de maior movimentação, como sexta-feira e véspera de feriados.

Do início do ano até agora, foram mais de 177 mil pessoas atendidas pelo programa, com mais de 3 mil abordagens e distribuição de 5 mil materiais, como porta-copos, lixos para carros e proteção de para-brisas personalizados.

“O programa cresceu e se tornou parte da rotina da cidade. As pessoas gostam muito. Estamos tentando dar atenção às áreas mais complexas e atender reclamações de comerciantes e moradores. Nosso trabalho é dar segurança e garantir que a pessoa possa se divertir com calma e tranquilidade”, avalia o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Com a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, o programa tem atenção especial voltada aos jovens e procura sensibilizar empresários do ramo quanto às condutas exigidas para um divertimento seguro. “A estratégia adotada pelo programa tem surtido o efeito que a gente esperava, que é proteger as pessoas para poderem curtir a noite. Atendemos alguns pontos fixos e temos equipes móveis percorrendo pontos da cidade”, conta o inspetor Wagnelson de Oliveira, coordenador do programa.

A Balada Protegida está presente em locais como a Alameda Carlos de Carvalho, nas proximidades da Praça da Espanha; Rua Vicente Machado, Rua Coronel Dulcídio e Rua Carlos Cavalcanti. Também passa pelo Largo da Ordem, Praça Redentor (Praça do Gaúcho), Jardim Ambiental e São Francisco, além de outros locais definidos a cada edição.

“Além do monitoramento constante feito por nossa equipe especializada, para detectar os locais mais sensíveis, analisamos as solicitações que chegam via serviço 156 para verificar se é uma situação passível de ser atendida pela Balada Protegida ou se podemos encaminhar a outro setores para fazer o atendimento ao cidadão da melhor forma”, explica o inspetor.

De acordo com o coordenador da Balada Protegida, os bons resultados são fruto da integração com outras áreas da prefeitura e também do Governo do Estado, como Detran e Polícia Militar. Um exemplo é a Secretaria Municipal do Urbanismo, que durante as ações do ano apreendeu 1.160 unidades irregulares com ambulantes. “A Balada Protegida melhora a segurança no entorno e otimiza as ações de fiscalização. Sobretudo, gera comprometimento e parceria entre empresários da área e poder público na tratativa destas questões”, opina a diretora do Departamento de Fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho.

Perturbação do sossego
Uma das principais reclamações de moradores ao redor de áreas com diversos estabelecimentos comerciais que funcionam no período noturno é o barulho durante a madrugada. “A Balada Protegida veio para contribuir com o monitoramento da perturbação do sossego na cidade. E houve resultados significativos, com aprovação da comunidade do entorno na maioria das regiões atingidas”, avalia o chefe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Laska.

Outro ponto positivo, destaca ele, é que com o avanço das operações, ficou evidente a colaboração e o diálogo com os próprios estabelecimentos comerciais. “Alguns deles, inclusive, alteraram o horário de funcionamento para colaborar com a ação”, lembra Laska.

Ações de prevenção
Durante as operações são realizadas ações educativas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas e distribuição de folhetos explicativos. O balanço aponta para cerca de 4,8 mil aplicações de autuações/notificações feitas pela Superintendência de Trânsito (Setran), além do encaminhamento de 26 pessoas à delegacia por algum tipo de delito e da apreensão de 12 adolescentes.

** Com Secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito

DEIXE UMA RESPOSTA