Novembro terá feira literária e apresentações gratuitas no Largo da Ordem

0
613

Novembro terá cerca de 150 eventos dentro da programação do Mês da Consciência Negra em Curitiba. A Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba, informa que a maior parte das atividades é gratuita e envolve lançamento de livros, exibição de filmes, exposições fotográficas, atividades de literatura e apresentações culturais.

As atividades ao longo do mês de novembro têm o objetivo de promover a reflexão sobre o tema e o enfrentamento ao racismo.

A programação é coordenada pela Fundação Cultural de Curitiba e pela Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura e envolve outras secretarias, como Educação, Esporte, Lazer e Juventude e as Administrações Regionais.

“Teremos desde apresentações de capoeira, feiras de artesanato, palestras e debates até a grandiosa Festa do Rosário, no Largo da Ordem”, explicou a assessora da Promoção de Igualdade Racial de Curitiba, Marli Teixeira Leite.

Festa do Rosário

A Festa do Rosário 2019 será o ponto alto da programação e vai acontecer de 14 a 17 de novembro, no Largo da Ordem. Esta será a décima edição consecutiva da festa.

Dentro da Festa do Rosário haverá a Feira Literária Afro-paranaense (Flap), apresentações de culturas populares de matrizes africanas e a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, no Largo da Ordem, no dia 17 de novembro, a partir das 9h30.

Eleição do Comper

No dia 19 de novembro a partir das 14h será feita a eleição das entidades habilitas a fazer parte do Conselho de Políticas Étnicos Raciais de Curitiba – Comper. 

“Lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, com canal efetivo de diálogo com as organizações, e a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial são formas de Curitiba comemorar o Mês da Consciência Negra com ações, recursos e parcerias. É o governo municipal e a sociedade civil se unindo na desafiadora empreitada do enfrentamento ao racismo”, explicou Marli.

Dança

A Casa Hoffmann, no Largo da Ordem, também terá uma programação especial para celebrar o Mês da Consciência Negra. De 7 a 9 de novembro será feita a oficina Pontes Móveis em Travessias Afro-contemporâneas.

Os cursos serão das 14h às 18h e têm inscrição gratuitas pelo site www.sympla.com.br/casahoffmann

Música

O Conservatório de Música Popular Brasileira, no Largo da Ordem, vai promover apresentações gratuitas entre os dias 5 a 28 de novembro. A programação conta com rodas de choro e shows de artistas curitibanos.

Todas as atividades são gratuitas e fazem parte da programação do Mês da Consciência Negra.

Feira de afroempreendedorismo

A Praça Zumbi dos Palmares vai receber a Feira Cultural e do Afroempreendedorismo, no dia 10 de novembro, das 14h30 às 17h30.

Serão comercializados bolsas, toalhas, brincos, bonecas, produtos de crochê, imagens referentes as religiões de matrizes africanas, tecidos e roupas africanas e afro-brasileiras. Também haverá opções gastronômicas durante a feira.  

DEIXE UMA RESPOSTA