Semana do Soldado começa com desfile de tropas e exposição interativa

0
53

Nesta quinta-feira (15/8) a Praça Rui Barbosa, que já abrigou um quartel do Exército Brasileiro, foi palco da solenidade de abertura da Semana do Soldado. Autoridades civis e militares acompanharam a abertura dos dez dias de programação em homenagem ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

Um desfile de tropas da 5ª Região Militar marcou a solenidade, que contou também com apresentação da banda do Exército e a presença de muitos curitibanos.

“A presença do Exército na praça de seu antigo quartel revive a história. E também coloca o Exército dentro da paisagem urbana”, disse Greca.

“Curitiba foi muitas vezes defendida pelo Exército e muitas vezes os soldados protegem a cidade com sua presença”, afirmou o prefeito.

Para o comandante da 5ª Região Militar, o general de brigada Aléssio Oliveira da Silva, estar próximo da população é motivo de satisfação de todo o regimento.

“Agradeço ao prefeito pela oportunidade de nos permitir utilizar esta praça, que um dia já foi um quartel de artilharia. Mostrar à  população aquilo que fazemos de uma forma lúdica, alegre, informativa e educativa é muito importante para nós”, disse.

Linhas do Conhecimento

Como atividade do programa Linhas do Conhecimento, crianças de quatro escolas municipais participaram das comemorações e se encantaram com o desfile dos soldados e com os grandes blindados expostos na praça. 

“A presença da tropa no meio da população dá vida à cidade, educa as crianças e provoca aquele que deve ser o sentimento de todas a cidades, o civismo. Que nada mais é que o mesmo sentimento de todos que amam o Brasil. O exército é muito bem-vindo na Praça Rui Barbosa”, completou Greca.

Exposição e oficinas

A exposição do Exército ficará em destaque na Praça Rui Barbosa até sábado (17/8), das 9h às 18h. No local, a população pode participar de oficinas de camuflagem, pista de cordas, tiro de airsoft (somente para maiores de 18 anos), arvorismo e vestir um uniforme militar para selfie. Também é possível provar a ração destinada às tropas em situações operacionais.

Além das oficinas, há uma mostra interativa de material militar com viaturas blindadas, apresentação de ordem unida sem comando e de música com bandas.

Na tarde de sábado, às 13h, a Cervejaria BodeBrown homenageia o Exército com o lançamento da cerveja sazonal Fibra de Heróis.

No domingo (18/8), uma corrida de rua acontecerá, às 8h30, com saída da Avenida Cândido de Abreu.

Autoridades

Participaram da solenidade o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Romulo Marinho Soares; o chefe de Estado Maior da 5ª Região Militar, coronel Ramires; o sub-comandante geral da Polícia Militar, coronel Moraes; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes; o deputado estadual Subtenente Ewerton; o administrador regional da Matriz, Dirceu de Matos; a vereadora Julieta Reis; e o desembargador Antônio Loyola Vieira. 

Programação da Semana do Soldado

Exposição interativa na Praça Rui Barbosa – até sábado (17/8, das 9h às 18h

Lançamento da cerveja sazonal Fibra de Heróis – sábado (17/8), às 13h, na Rua Carlos de Laet, 1015, Hauer

82ª Corrida do Facho – domingo (18/8), às 8h30, na Avenida Cândido de Abreu, 1.039, Centro Cívico

Com Agëncia de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA