Moradores elogiam presença constante da Guarda Municipal nos bairros

0
62
 

Moradores e turistas que passaram pela Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, nesta quarta-feira (7/8), perceberam a presença ostensiva da Guarda Municipal. Em duplas, os agentes fizeram rondas ao longo de toda a via, visitando o comércio, orientando a população e realizando abordagens a suspeitos.

A ação faz parte do chamado patrulhamento preventivo, com a presença mais constante dos guardas nos bairros e espaços públicos da cidade. O módulo móvel e viaturas da corporação deram suporte à ação. 

É o conceito de policiamento de proximidade, adotado nesta gestão pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito. O objetivo da ação, explica o inspetor da Guarda Municipal do núcleo da Regional Santa Felicidade, João Batista, é ampliar a participação dos guardas na atividade de segurança pública.

“Estamos mais próximos das pessoas, nos bairros e espaços públicos, dispostos a colaborar em qualquer tipo de emergência ou serviço de orientação”, diz o inspetor João Batista.

O policiamento de proximidade tem proporcionado bons resultados à segurança na cidade. Ao menos 2,4 mil ocorrências são atendidas pelos guardas mensalmente.

“É a Guarda Municipal mais presente, ela está onde o povo está”, diz o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

O policiamento de proximidade é realizado pelos agentes dos núcleos regionais da secretaria. Periodicamente, as equipes se revezam pelas ruas, pelos parques e espaços públicos do bairro.

Guardas nas ruas

O transportador Lessandro Lourenço visitou o bairro com a família e gostou da presença dos guardas na rua. “É uma boa sensação de segurança tanto para os comerciantes quanto para os clientes”, disse Lessando.

Para a estilista Carolina Furlan, a presença ostensiva tem também um reflexo importante para o turismo da cidade.

“Santa Felicidade é um bairro conhecido nacionalmente. Faz bem para o turista saber que aqui ele está em segurança”, avaliou Carolina Furlan.

A estratégia de policiamento de proximidade está sendo possível com a contratação de novos profissionais para repor o quadro da corporação. Já são 190 guardas contratados nos últimos dois anos. Outros 200 serão nomeados nas próximas semanas e começam o curso de formação.

DEIXE UMA RESPOSTA