Curitiba coloca em teste ônibus autônomo!

0
143

Veículos sem motorista já não são uma novidade para nós!

Começaram a surgir nos filmes futuristas, e em pouco tempo começaram a aparecerem, em várias cidades pelo planeta afora, empresas testando-os junto a população. Hoje já podemos comprar veículos que estacionam sem nossa ajuda.

Aos poucos, como a informática e a IA (Inteligência Artificial) que se infiltra em nossos aparelhos domésticos sem que dê-mo-nos por conta, veículos autônomos tornam-se realidade a nossa volta, quem sabe até sem que possamos perceber depois que o utilizamos.

E, agora, neste instante que você está lendo este artigo, em Curitiba, capital que entre outras já possuem estudos para a implantação do sistema VIA Mobile 360 ADAS (desenvolvido pela VIA Technologies e está sendo testado, com sucesso, na China) começa a testar esta nova realidade.

Os veículos são fabricados pela chinesa Enchi Auto. O veículo elétrico Enchi Self Driving EV Bus, utiliza-se de um sistema composto por quatro câmeras, que são capazes de captar imagens de 360 graus ao redor do mesmo e o Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), um sensor que fica na frente do veículo, utiliza-se de análise de vídeo para identificar a performance geral da condução: distâncias laterais, frontais, velocidades permitidas, condições (côr) dos semáforos e sinalizações.

Ou seja, em pouco tempo, o cumprimento e o ´muito obrigado´ – pelo menos ao motorista (ausente), poderão ser dispensados!

DEIXE UMA RESPOSTA