Conselheiros dos Direitos da Pessoa com Deficiência tomam posse

0
654

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência empossou nesta segunda-feira (8/4) seus novos conselheiros representantes da sociedade civil. São dez titulares e dez suplentes que farão parte do órgão no biênio 2019/2020.

Durante o evento também foi lançada a Campanha Contrate Pessoas com Deficiência e Descubra Grandes Talentos, que busca estimular a empregabilidade desta população.

“A ideia é multiplicar os 2.500 empregos que foram gerados para pessoas com deficiência, no ano que passou, queremos dobrar esse número. Nós queremos mais uma vez afirmar que Curitiba é uma cidade inclusiva”, disse o prefeito Rafael Greca, que deu posse aos conselheiros, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone. Conforme informa a Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Os novos conselheiros representam as pessoas com deficiência e também instituições que fazem atendimento a este público. 

Responsabilidade

Entre as competências dos conselheiros está a formulação, acompanhamento e fiscalização do cumprimento da política municipal dos direitos da pessoa com deficiência; elaboração de leis; fiscalização dos serviços prestados pelos órgãos governamentais e pela sociedade civil a esse público; e definição da aplicação dos recursos do Fundo de Apoio ao Deficiente (FAD).

Isso porque o conselho é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações políticas voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Curitiba. Além da sociedade civil, é formado por representantes governamentais do município – Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e secretarias do Governo, do Esporte, Lazer e Juventude, da Educação, da Saúde e de Finanças e a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).  

Criado em 1993, este foi um dos primeiros conselhos de direitos da pessoa com deficiência criados no Brasil.

Campanha

O conselho busca também sensibilizar os empresários a contratar e garantir a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para isso, lança a campanha “Contrate Pessoas com Deficiência e descubra grandes talentos”. 

“A campanha é inovadora e mostra a sensibilidade da Prefeitura na empregabilidade da pessoa com deficiência e serve de incentivo a toda a sociedade curitibana”, disse o presidente da FAS, Thiago Ferro.

Um dos personagens que emprestam sua história para a campanha, Rafael Bonfim, deficiente físico, deu seu testemunho. “Curitiba é uma cidade muito importante na minha trajetória, foi aqui onde eu comecei a andar de ônibus sozinho, foi aqui que eu entrei para a educação superior, foi aqui onde eu consolidei a minha carreira profissional, foi aqui onde eu comprei o meu primeiro carro e foi aqui onde eu passei a morar sozinho; a cidade carrega muito da minha autonomia”, concluiu. 

Greca ficou emocionado com a declaração de Bonfim, “Ele acaba de proferir, talvez, um dos mais significativos elogios que Curitiba já mereceu. Ao dizer que ‘Curitiba carrega muito da minha autonomia’, Rafael Bonfim dá a cidade o título de cidade inclusiva e isso emociona o coração do prefeito.”

Presenças

O evento teve ainda a presença do vice-prefeito, Eduardo Pimentel; do secretário do Governo, Luiz Fernando Jamur; da coordenadora da Assessoria da Pessoa com Deficiência, Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes; da secretária da Saúde, Márcia Huçulak; da secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; e dos vereadores Tico Kusma, Edson do Parolin e Geraldo Bobato.

DEIXE UMA RESPOSTA