Skatistas de toda cidade celebram na pista o Dia Mundial do Skate

0
61
Go Skate Day, atividade promovida pela SMELJ na praça Afonso Botelho. Curitiba, 21/06/2018. Foto: Luiz Costa /SMCS.

Flip, ollie, varial e vários slides. Essas foram algumas das manobras que a pista pública da Praça Afonso Botelho, no Água Verde, recebeu na tarde desta quinta-feira (21/6), Dia Mundial do Skate, em evento promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Skatistas de todas as partes da cidade, desde crianças até adultos com mais de 50 anos, juntaram-se para celebrar o “carrinho”. A praça ainda teve grafite, música, aulas de alongamento e de muay thai. Ao todo, cerca de 80 pessoas participaram das atividades.

Wilson Chaves, de 17 anos, saiu de casa no Tatuquara, zona Sul da cidade, só para andar de skate com os amigos e celebrar a data especial. “Aqui é uma pista muito boa para andar, bem lisa e com obstáculos irados”, disse Chaves, que era um dos skatistas mais técnicos na tarde desta quinta-feira. Ele soube da celebração por um site de skate que acompanha. “Curti o evento, o nível do pessoal aqui é bem alto.”

Finlandês na praça

O professor Ivo Lopes Muller, da Smelj, comandou um aulão de muay thai na praça, ao lado da pista de skate. “Nossa ideia foi fazer essa integração. Mostrar que a Prefeitura também oferece lutas marciais gratuitas e que existe esse espaço público”, explicou Muller.

O Centro de Esporte e Lazer (CEL) Afonso Botelho foi todo revitalizado e entregue pela Prefeitura em março. O local tem aulas de vôlei de praia, futevôlei, futebol de areia, muay thai, boxe, MMA, luta olímpica, capoeira, alongamento, pilates solo, aerolocal, tai chi chuan e esgrima.

Entre os praticantes do muay thai estava Roope Rahikainen, 30 anos, finlandês que namora uma curitibana. Ele está de férias há um mês em Curitiba e aproveita a Afonso Botelho para treinar. “Muito boa a estrutura aqui da praça. Bem iluminado o centro de esportes e um local de fácil acesso”, disse Rahikainen, que mora na cidade de Savonlinna.

Manobras

Flip – o skatista salta e ao mesmo tempo o skate gira embaixo dos pés

Ollie – manobra base para quase todos os outros movimentos do skate. É o salto com o skate

Varial – o skate gira 180 graus embaixo dos pés

Slides – escorregar com o skate sobre a pista ou obstáculos

DEIXE UMA RESPOSTA