Jogos Escolares de Curitiba têm recorde de atletas inscritos

0
76
A 45.ª edição dos Jogos Escolares de Curitiba começou com uma grande festa no Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, o Ginásio do Tarumã, na noite desta quarta-feira (23/5). Curitiba, 23/05/2018 - Foto: Luiz Costa/SMCS

A 45.ª edição dos Jogos Escolares de Curitiba começou com uma grande festa no Ginásio de Esportes Professor Almir Nelson de Almeida, o Ginásio do Tarumã, na noite desta quarta-feira (23/5). Mais de quatro mil pessoas prestigiaram o evento que marca o início da mais importante competição esportiva escolar da cidade. As competições já estão acontecendo desde quarta-feira (23/5).

O diretor de esportes da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak, ressaltou que o número de inscritos – 4.600 atletas – foi um recorde dos últimos 20 anos de jogos. “O esporte escolar forma, acima de tudo, cidadãos de caráter”, afirmou Pijak durante a abertura do evento. O diretor também convidou o público a ovacionar os grandes responsáveis pela formação dos atletas: os professores.

Apresentações e desfile

O evento teve diversas apresentações esportivas e artísticas e culminou no desfile das delegações das 105 escolas participantes dos jogos e no acendimento da pira olímpica.

A abertura dos Jogos Escolares de Curitiba também teve a participação do coordenador de esporte da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, Cristiano Barros Homem Del Rey. Os 45º Jogos Escolares de Curitiba são válidos como etapa regional dos 65º Jogos Escolares do Paraná.

Atletas

O time de basquete do Colégio da Polícia Militar do Paraná está confiante, segundo o atleta Henrique Bubniak, de 15 anos. “A gente veio para ganhar”, afirmou. A festa de abertura ajuda a empolgar ainda mais os garotos do time, que participam pela primeira vez dos jogos. “Com certeza esse evento ajuda a dar um ânimo extra”, disse Bubniak.

Já Jennifer Antunes, de 14 anos, vai para sua terceira disputa nos Jogos Escolares, na modalidade de ciclismo. Ela já conquistou pódio na edição passada e agora tem esperança de algo mais. “A expectativa é trazer uma medalha de ouro para casa, pois tenho treinado muito”, disse. Dentre as modalidades do ciclismo – estrada, contra o relógio e resistência – tem a prova de resistência como ponto forte.

Os professores também se emocionaram com o evento. Evelyn Bettinelli Romualdo Sabadin é professora da Escola Especializada Primavera que está levando atletas para disputar o futsal e o atletismo para alunos com deficiência. “Foi muito linda a festa, uma superprodução”, enalteceu.

A escola Primavera é uma das instituições beneficiadas pela Lei de Incentivo ao Esporte e tem longa tradição de bons resultados nos Jogos Escolares. “Esse ano vai ser mais competitivo, pois vamos ter mais escolas de ensino especializado”, avaliou.

45º Jogos Escolares

Atletas de 105 escolas públicas e particulares de Curitiba disputam a 45ª edição dos Jogos Escolares de Curitiba, que vai até 30 de maio. O evento é válido como etapa regional da 65ª edição dos Jogos Escolares do Paraná e terá oito dias de competições em dez locais da cidade. Entre as escolas participantes, 11 são do ensino especial.

Horários e locais das competições

 

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA