Boca Maldita tem ação de conscientização sobre o Down

0
604

A Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, recebe nesta quarta-feira (21/3), Dia Internacional da Síndrome de Down, uma ação de divulgação de informações para estimular a inclusão e diminuir o preconceito em relação aos portadores da síndrome.

A ação, que conta com apoio da Prefeitura e é organizada pela Associação Reviver, ocorre entre 10h e 16h. Ao longo desta semana está sendo desenvolvida um série de ações especiais relacionada ao dia.

“Conhecer as características da síndrome ajuda a diminuir o preconceito”, afirma Andréia Baltazar Dias, da associação. “É importante entender que um indivíduo com Down pode ter uma vida normal, como todas as outras pessoas.”

Outro foco da organização, para ajudar no processo de desmistificação da síndrome, é mostrar os diferentes tipos de abordagem que ela pode receber.

Intervenções precoces na educação e ambiente familiar saudável, por exemplo, podem melhorar a qualidade de vida e reduzir efeitos da síndrome. Ao contrário do que o senso comum sugere, os portadores podem ter uma vida profissional e social equilibrada.

Exposição
Portadores da Síndrome de Down foram convidados a participar durante todo o dia com exposições artísticas (caricaturas e pinturas) e apresentações musicais. “Queremos que eles sejam protagonistas”, destaca Andréia.

Caminhada no Barigui
Com parte das comemorações, foi realizada no último domingo (18), uma série de atividades no Parque Barigui.

Foi realizada uma caminhada solidária ao redor do parque. O evento ainda contou com espaço de recreação, montado com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), aulas de zumba e show da banda Nega Fulô.

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA