Emporium Handmade completa 4 anos confirmando a força da produção autoral

0
915

Feira, que será realizada nos dias 24 e 25 de março, reforça caráter multicultural com várias atrações paralelas

Curitiba, março de 2018 – Pioneira local de um modelo de evento que reúne pequenos empreendedores, artesãos e criadores autorais, a Emporium Handmade completa quatro anos. A edição comemorativa será nos dias 24 e 25 de março (sábado e domingo), na Sociedade Morgenau (Alto da XV). Serão cerca de 90 expositores com produtos de moda, acessórios, casa, pet, brinquedos, objetos decorativos, upcycling e gastronomia. Em comum, a produção artesanal em pequena escala e o respeito ao meio ambiente.

Desde o início, a ideia é abrir espaço para pessoas que colocam a mão na massa e ofereçam coisas realmente interessantes, com qualidade e design ao público. É uma proposta de consumo totalmente alternativa ao consumo industrial de massa”, conta Meroly Felizardo, artesã e idealizadora da feira. Meroly sempre fez questão de incentivar um clima familiar entre os expositores, muitos participam da feira desde o início. Mas a cada edição novos “criativos” vão sendo agregados à relação de expositores. Esta edição reforça outra tendência que vem crescendo no evento: a busca por expositores de outros estados do país com destaque para Santa Catarina, onde já acontecem edições da Emporium.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SÁBADO

11h 30m – OFICINA – Minha Primeira Encadernação – Mamãe Retrô

11h 30m – OFICINA – Kokedamas para todas as idades – Forêt Jardinaria Criativa/ A Tenda

12h – OFICINA – Oficina de Hai Cai – Com Alvaro Posset – Espaço Era uma Vez

12h 30m – OFICINA –  Oficina de Desenho com Rosangela  Grafetti – Espaço Era uma Vez

13h 30m – OFICINA –  Desenhando Personagem –  Lilian Guinski – Espaço Era Uma vez

14h –  Oficina – Pintura Folclórica Alemã: Bauernmalerei – Ateliê Tinta Flor

14h- Canto da Leitura – Leitura de Livros – Marilza Conceição – Espaço Era Uma Vez.

15h – PALCO –  Contação de Histórias com Rosy Greca – Cantinho do Era uma Vez

16h – Palco  Aulão  -Consciência corporal e feminilidade através da Dança do Ventre Lua Araski/ A Tenda

16h  – Oficina – Máscara de Papel Marché – Mamãe Retrô

16h:30m – Oficina – Decoupagé  e MDF – Atelier Pati Castilho e Gi Freire

16h 30m  Canto da Leitura – Duas rodas de leitura – livros “Maria do Pranto” – Célia Cris – Cantinho do Era Uma Vez

17h 30m Palco  –  Espetáculo Musical – O Sul é o meu Nordeste.-  Daniel Martini

18h –Canto da Leitura  – Contação de Histórias – Katya Hirata – Cantinho do Era uma Vez

DOMINGO

10h 30m – Oficina – Kokedamas para todas as idades – Forêt Jardinaria Criativa/ A Tenda

11h 30M  – Oficina – Contação de histórias e bate-papo sobre a criação de histórias e desenhos – Gustavo Vazquez – Cantinho do Era Uma Vez.

12h – Oficina – Contação e desenhos – Bartolomeu – Jô Bibas- Freguesia do Livro / Cantinho do Era Uma Vez.

14h – Oficina –  Massinha de modelar caseira – Mamãe Retrô

14h  – Canto da Leitura –  Bate papo com a Autora –  Ana Rapha Nunes – Cantinho do Era uma Vez.

14h30 – Oficina Pintura Folclórica Alemã: Bauernmalerei – Ateliê Tinta Flor

15h  –  Canto da Leitura – Contação de história – {Pitangueiras) – Cris de Souza – Cantinho do Era uma Vez

16h – OFICINA  Adote um Caixotinho  – Mamãe Retrô

16h 30m – Oficina – Decoupagé – Atelier Pati Castilho e Gi Freire

17h  Canto da Leitura – Duas rodas de leitura – livros “Cheiros” – Célia Cris

17h 30m Palco  –  Música   O Sul é meu Nordeste  com  Daniel Martini

18h – Canto da Leitura Roda de Conversa e Leitura de História (Dois Chocolates para Joaquim e A Última Folha)Cantinho do Era uma Vez – Cris Souza e Adriana Barreta

Mais informaçãos sobre os artesãos e coletivos que estarão oferecendo atividades ao público:

Cantinho do Era Uma Vez

O Cantinho do Era Uma Vez é um grupo colaborativo de escritores e ilustradores que participa de eventos variados levando os livros infanto-juvenis e ilustrações feitos em Curitiba. Gente boa e da melhor qualidade que forma pequenos e jovens leitores, com suas histórias e imagens. Levarão para o Emporium Handmade livros e ilustrações para venda e atividades como contações de histórias, rodas de leitura e oficinas de desenho durante todo o evento.

Autores e ilustradores que compõem a troupe, já confirmados,: Adélia Maria Woellner, Adelita Becker, Adriana Barretta Almeida, Ana Rapha Nunes, Célia Cris Silva, Cristiane Lucia Souza Freitas, Gloria Kirinu,Gu,stavo Vazquez Ramos Josiane Mayr Bibas Katya Hirata Lilian Guinski Lucas Buchile Márcia Széliga Mari Ines Piekas Marilza Conceição Naotake Fukushima Priscila Prado  Rosangela Grafetti  Rosy Greca  Silviane Sasson Verônica Fukuda

Oficinas Criativas Mamãe Retro:
Mamãe Retrô nasceu no coração de uma mãe artista, a arte-educadora e artesã profissional Michelli Reblin Bach.  Nas oficinas criativas, promovem-se momentos lúdicos com materiais comuns e inusitados para crianças acima de 4 anos, onde a presença e companhia dos pais é aceita e incentivada.

Atração Musical : O sul é o meu nordeste

Daniel Martini, nascido e criado em Curitiba, mas com família por parte de mãe em Itajaí e o pai nascido no Rio Grande do Sul, saiu meio longe da “gema” curitibana. Conhece o litoral e a cultura açoriana muito melhor do que a paranaense, e não passa um dia só sem tomar chimarrão.

Músico desde os 7 ou 8 anos, quando começou a brincar com uma gaita de boca que ganhou da mãe. Mais tarde, estudou bateria, teclado, percussao, saxofone e violão.

A poesia sempre foi um dos “instrumentos” essenciais dos artistas e grupos dos quais Daniel é fã. Cresceu ouvindo Chico Buarque, Caetano, Gil, Milton, Gonzaga, Elis, Mercedes Sosa, e muita gente boa do Brasil e do exterior.

O Sul é o Meu Nordeste nasceu na infância do Daniel Martini, na paixão pela musica nordestina. Curitibano de nascimento, mas como o coração da gente não obedece lógica, o de Martini decidiu que nasceria pra amar a música do norte e nordeste brasileiro. O título, que nasce desta história, é uma singela homenagem a esta fatia enorme de Brasil.

Kokedamas para todas as idades

Karin Oniesko é atriz, produtora, mãe do Pedrinho e artesã, além de amante das artes, de crianças e da natureza.

Desde agosto de 2016 decidiu seguir seus próprios instintos, tirar alguns projetos do papel e realizar outros com papel mesmo, ou qualquer material que viesse à cabeça. Começou aí o projeto Forêt Jardinaria Criativa, em fevereiro de 2017, que já trouxe muitos aprendizados e grandes parcerias, como a arquiteta e paisagista Luciana Brandão e seu irmão Arnaldo Brandão, com nossas Kokedamas expostas em seu espaço no CasaCor 2017 em Curitiba; Cláudia Pacheco, do Instituto A Tenda, onde mantemos nossos produtos consignados para venda e ministramos oficinas (além de cuidar dos jardins do instituto); e Deriana Miranda da iniciativa Waldorf Jardim Limão Rosa (instituto Rudolf Steiner), onde ministramos oficinas.

Nesta oficina, você entenderá as vantagens e desvantagens em relação ao plantio em vasos. Aprenderá como preparar a terra para receber as plantas, bem como o modo de inserir cada tipo de planta para que fique estável e bonito

Todos os participantes levarão uma Kokedama pequena para casa!

Decoupagé Divertida

Patricia Castilho publicitária durante muitos anos, atualmente desenvolve seu trabalho como restauradora e artesã. Em seu atelier criativo que tem como parceira a amiga Gi Freire, desenvolve peças decorativas e funcionais, especialmente em madeira. Além disso dão cursos diversos para todas as idades e deixam as colonias de férias das garotadas mais especiais e divertidas.

Nesta oficina divertida você vai aprender como fazer o passo a passo básico do artesanato da decupagem com guardanapo e decorar sua caixa de MDF para presentear, decorar ou somente “desestressar”.

Com as dicas simples e bem práticas da professora Pati Castilho você vai deixar seu trabalho especial e levar para casa um objeto muito legal!

Pintura Folclórica Alemã: Bauernmalerei

Willie Anne Provin é educadora e artesã. Formada em Arte pela Belas Artes e pela Faculdade de Artes do Paraná, com seu trabalho busca valorizar e incentivar a produção artesanal por meio da pintura folclórica de origem alemã, denominada Bauernmalerei.

Será realizada a pintura Bauernmalerei sobre caixa pequena de MDF que a (o) participante poderá levar embora. O enfoque será dado no aprendizado prático das principais características desta técnica de pintura, desde o preparo da peça para a pintura até o acabamento para a sua durabilidade.

Produto final da atividade: Caixa de MDF (9x9cm) colorida, com tampa, em estilo Bauernmalerei.

 

 

Serviço:

12.a Emporium Handmade – Edição dos 4 anos

Clube Sociedade Morgenau – Av. Senador Souza Naves, 945 – Cristo Rei

Dias 24 e 25 de março – sábado, das 11h às 20h, e domingo das 10h às 19h

 

Entrada gratuita

Aceita cartões de crédito e débito

Estacionamento conveniado

DEIXE UMA RESPOSTA