Encontro na Cinemateca lança Vox Urbe e websérie literária Pássaros Ruins

0
76

Noite terá bate-papo com autores e exibição dos doze episódios do projeto audiovisual

Curitiba, março de 2018 – O ano começa movimentado na cena dos eventos literários curitibanos. No dia 22 de março, às 20 horas, na Cinemateca, serão lançadas paralelamente a edição 2018 do Vox Urbe – projeto que dá vez e voz à poesia paranaense – e a terceira temporada da websérie Pássaros Ruins, que registra autores locais lendo ou falando seus textos ou pensamentos em pontos distintos de Curitiba. Ambas as iniciativas são do poeta e curador Ricardo Pozzo  em conjunto com a Processo Multiartes. O Vox Urbe foi viabilizado pelo PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com incentivo da Copel. Já Pássaros Ruins é realizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com incentivo do Positivo.

Na noite de lançamento, o poeta Ricardo Pozzo e o Diretor Adriano Esturilho conduzirão um bate-papo informal com os autores que participam desta temporada de Pássaros Ruins. O público também poderá assistir em primeira mão os 12 episódios inéditos da websérie.

Pássaros Ruins

Dirigida por Adriano Esturilho, a websérie estreou em 2014. O objetivo é levar a um público mais amplo o trabalho e a imagem dos poetas locais numa interação com a cidade de Curitiba, por meio de um formato que cria o diálogo entre a literatura e o cinema. Depois de três temporadas o projeto já conta com a participação de cerca de 30 poetas da cena curitibana, formando um panorama da produção contemporânea de poesia em Curitiba ao longo dos últimos anos. A curadoria é de Ricardo Pozzo com fotografia de Giuliano Andreso.

Participam da nova temporada da websérie os autores Julia Raiz, Edival Perrini, Marcos Pamplona, Paulo de Jesus, Juliano Grus, Marcelo Sandman, Roberto Prado, Priscila Lira, Ricardo Corona, Marcelo De Angelis, Susan Blum e Paulo Sandrini. Após o lançamento, em que alguns autores estarão presentes para trocar experiência com o público, os capítulos serão disponibilizados um a cada semana na internet.

Vox Urbe

O Vox Urbe é um dos principais eventos de poesia em atividade no Paraná e tem como princípio abrir espaço para os poetas da cena local lerem e compartilharem seus poemas e pensamentos com o público. O evento nasceu em 2011 nas noites de terça-feira do já extinto Wonka Bar em Curitiba, com o apoio da empresária e produtora cultural Ieda Godoy, que cedia seu espaço e estrutura.

Agora, neste novo momento, o projeto ganha estrutura de produção, equipe e divulgação para ampliar seu público. Também terá um calendário estruturado com mesas-redondas com autores e coletivos de literatura, shows, oficinas, lançamentos e sessões de autógrafo. Assinam a curadoria, Ricardo Pozzo e a produtora cultural Manoela Leão, que empresta sua experiência de eventos aprovados pelo público como o Litercultura. O Vox Urbe tem entrada gratuita e a ideia é transformar esses encontros em noites de trocas culturais com a interseção de outras artes como a música e a performance.

A expressão do latim ”vox urbe” (que significa “vozes da cidade”) traduz bem o espírito desse evento que proporciona uma experiência literária única. “Mantivemos a tradição do sarau e da leitura de poemas. O foco continua na divulgação dos poetas curitibanos com abertura para o intercâmbio com convidados de outros locais”, conta Adriano Esturilho.

Estão programadas mais três datas do Vox Urbe até o final do mês de maio. Nomes como Luci Collin, Rodrigo Madeira, Ivan Justen, Paulo Henriques Brito e Veronica Stigger estão confirmados. Confira a programação em anexo.

Serviço:

Lançamento Vox Urbe e Pássaros Ruins com presença de autores.
Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
Data: 22 de março
Hora: 20 horas
Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA