Greca reabre Teatro do Paiol com obras de acessibilidade e show de João Bosco

0
1242
Greca reabre Teatro do Paiol com obras de acessibilidade e show de João Bosco. Curitiba, 26/01/2018 Foto:Lucilia Guimarães/FCC

Com a casa cheia, na noite dessa sexta-feira (26), o prefeito Rafael Greca reabriu o Teatro do Paiol com a entrega das obras de acessibilidade e de segurança técnica exigidas pelo corpo de bombeiros. O Paiol entra agor na programação da 35ª Oficina de Música de Curitiba como palco para vários shows e concertos.

Algumas das atrações que estarão no Paiol durante os 13 dias Oficina de Música são o grupo Terra Sonora (28/1), Toninho Horta (29/1), Toninho Ferragutti e Salomão Soares (30/1), Grupo Fato (01/2) e muitos outros. “Esse prédio é simbólico e não poderia ficar mudo. Eu o encontrei apagado, sujo, abandonado e ainda vetado pelo Ministério Público, de uso, porque não obedecia a norma técnica de acessibilidade”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

O prefeito ainda destacou a importância do espaço para cidade. “Com a ajuda da Sanepar e do nosso orçamento, que ano passado foi estreito, pela forma como nós também encontramos a cidade abandonada, nós recuperamos o Teatro Paiol. É um símbolo de Curitiba que é mais forte que as dificuldades, é o símbolo de uma cidade recuperada”, disse.

O espetáculo que marcou a reabertura foi comandado por João Bosco com os curitibanos do Mano Trio, formado por Sérgio Albach (clarinete), Glauco Solter (contrabaixo) e Vina Lacerda (percussão).

O mineiro João Bosco, com 40 anos de carreira, levou o público a cantar em coro sucessos como “Bala com Bala” e “Águas de Março”. O músico parabenizou a iniciativa de reativação do espaço destacando a importância do Paiol no cenário cultural. “Esse teatro de tanta história, de tanta militância cultural de Curitiba. Parabéns para vocês”, disse.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, o presidente da Câmara dos Vereadores, Serginho do Posto, o vereador Pier Petruziello, o diretor financeiro da Sanepar, Paulo Batiston, a gerente de marketing da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Cybelle Radominski Dematte. Representando o município, a primeira-dama Margarita Sansone, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba e secretário municipal da Comunicação Social, Marcelo Cattani, a Superintendente da Fundação Cultural, Ana Castro. Também participaram do evento o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão, o maestro Abel Rocha e a cantora Jane Duboc.

Obras: O espetáculo marcou a entrega das obras de adequação dos espaços do Teatro do Paiol. As melhorias oferecerem acessibilidade para pessoas com deficiência. Um camarim e um banheiro, ambos em conformidade com a legislação NBR 9050/2015, que dispõe sobre acessibilidade nas edificações foram construídos.

A partir dessa obras, o Teatro do Paiol torna-se mais acessível para pessoas com deficiência, inclusive para atores. Na plateia foram disponibilizados quatro lugares para cadeirantes. O investimento nas adequações foi de R$ 70 mil, recurso captado por meio da Lei Rouanet com verba da Sanepar.

Além da acessibilidade, foram feitas também obras de melhoria da iluminação interna e externa do teatro, instalação de câmeras de monitoramento, revisão no sistema de ar-condicionado, pintura das paredes internas e as cadeiras quebradas foram substituídas. O guarda-corpo do mezanino foi trocado por novo, em ferro, em determinação às normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

Café: A novidade na programação da Oficina de Música deste ano fica por conta da abertura do Café do Paiol, neste domingo (28), a partir das 15 horas. No espaço, que será comandado pelo Chef Paulo Zanatta, do Don Max, Clarissa Bruns vai apresentar canções do seu recente álbum “Entre” (2017), com participação especial do violonista Vinícius Chamorro. O evento começa às 20h30 e é gratuito. O espaço ficará aberto nos dias de apresentações no Paiol.

Paiol Musical: Em agosto do ano passado, a Fundação Cultural de Curitiba lançou o edital Paiol Musical (nº 42/2017), para garantir a programação de shows até dezembro de 2018. O edital, no valor total de R$ 300 mil, selecionou 18 propostas que começam a movimentar a agenda do teatro a partir de abril.

Histórico: Inaugurado oficialmente no dia 29 de março de 1972, o antigo paiol de pólvora transformado em teatro é um símbolo cultural e histórico de Curitiba. Sua criação foi o marco das reformas urbanísticas e culturais implementadas na cidade, a partir da década de 70. O espaço, que mantém as características originais da edificação, com a configuração de construção romana em forma circular, abriga importantes espetáculos de música e teatro.

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA