Inédita, Operação Verão Curitiba leva atividades para parques da cidade

0
180
Prefeito em exercicio e secretario de obras Eduardo Pimentel participa na academia Militar do Guatupê, de evento de entrega de bicicletas que serão usadas pela Policia Militar na operação verão em Parques de Curitiba - Curitiba, 05/01/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A partir deste sábado (6/1), os curitibanos contarão com diversas atividades esportivas e recreativas gratuitas nos parques Náutico, Barigui e Passaúna. Estes locais também terão a segurança reforçada pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar do Paraná. A programação faz parte da Operação Verão Curitiba, iniciativa que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado, realizada pela primeira vez na cidade.

“A intenção é oferecer novas opções de diversão para as famílias e turistas que estiverem no município durante esta temporada de verão, em três dos parques mais movimentados”, disse o prefeito em exercício Eduardo Pimentel, durante solenidade de lançamento oficial da operação, na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), nesta sexta-feira (5/1).

Com supervisão de profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), serão ofertadas atividades de caminhada, alongamento, jogos gigantes e empréstimo de materiais para vôlei, futebol, frescobol, badminton, bets, peteca, tênis de mesa, xadrez, entre outros, durante os finais de semana de janeiro e de fevereiro. Haverá, também, reforço das equipes de limpeza pública, na manutenção da iluminação e das vias.

O movimento será acompanhado por diversas equipes da Guarda Municipal. “Teremos equipes operacionais, ciclopatrulha (com bicicletas), módulos móveis e patrulhamento com o nosso Grupo Tático Motorizado (GTM), além de apoio dos grupos de Operações Especiais (GOE) e de Operações com Cães (GOC), para acionamento conforme a necessidade”, explicou o diretor-geral da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso.

Para coibir infrações, principalmente de estacionamento irregular e de perturbação do sossego, equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) estarão a postos. Equipes da Copel e da Sanepar estarão prestando orientações ao público. “Esta parceria entre Prefeitura e Governo do Estado é muito importante e, mais uma vez, quem ganha é a população de Curitiba”, acrescenta Pimentel.

Reforço

Além do apoio de motos e viaturas, a PM fará patrulhamento preventivo com bicicletas, que foram doadas pela Sanepar e pela Associação de Defesa dos Direitos dos PMs Ativos, Inativos e Pensionistas (Amai). “Os policiais foram capacitados especificamente para esta atividade de proximidade, já utilizada no litoral do Estado”, contou o coordenador da Operação Verão Paraná, coronel Elio de Oliveira Manoel.

De acordo com ele, além dos finais de semana o policiamento será reforçado em horários predeterminados durante a semana. “Estamos em horário de verão e, com sol, as pessoas aproveitam mais os parques. Desta forma, estamos atendendo a um pedido do prefeito Rafael Greca”, complementou o coronel Elio.

Estiveram presentes no lançamento da Operação Verão Curitiba o comandante-geral da PM em exercício, coronel Arildo Luis Dias; o comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Péricles de Matos; o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o presidente da Amai, coronel da reserva Elizeo Ferraz Furquim; e o subcomandante da APMG, tenente-coronel Gabriel Mocellin Junior.

Também participaram da solenidade o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), Claudionor Agibert; o diretor de Incentivo ao esporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Soares; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Curitiba, inspetor Wagnelson de Oliveira; o diretor da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), José Roberto Lanza; a diretora de Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, Jussara Custódio de Oliveira; o instrutor do curso de nivelamento de policiamento com bicicleta, capitão Marcos Antonio Tortodo; e o representante da empresa Bike Portela, Marcel Portela.

Festival de Férias
As atividades de lazer serão ampliadas com o início do Festival de Férias, que acontecerá de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Com o objetivo de descentralizar o atendimento, o evento promoverá jogos, brincadeiras, gincanas, oficinas e atividades socioeducativas em locais diversos, como Centros de Esporte e Lazer, Ruas da Cidadania e entidades sociais, nas dez regionais administrativas da Prefeitura.

Serviço

Atividades de lazer durante a Operação Verão Curitiba

Data: Todos os sábados e domingos de janeiro e fevereiro

Horário: das 8h30 às 17h30

Locais:

Parque Passaúna (Rua Eduardo Sprada, na divisa com o município de Campo Largo)

Parque Barigui (entrada pela BR-277 e pela Avenida Cândido Hartmann, s/n, Bigorrilho)

Parque Náutico (Av. Marechal Floriano Peixoto, s/n – Boqueirão)

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA