Ano Novo & Esperanças

0
431

A chegada do novo ano não se resume na simples mudança numeral da contagem do tempo. Aparentemente, os dias seguem a mesma rotina dos velhos calendários, mas a tradição nos ensina, entre outras coisas, a renovar esperanças e até a redobrá-las. Nesse clima cheio de magia envolvendo a passagem de ano, eu só queria aquele saco que o Papai Noel usou com para presentear as crianças, neste Natal. Deve tê-lo descartado à beira de uma estrada qualquer.

Ah, se o encontrasse, juro que eu o reutilizaria, enchendo-o com pacotinhos de esperanças. Sim, de esperanças. Pacientemente faria vários deles bem acondicionados, todos envoltos em papeis bem bonitinhos, colocando-lhes ainda uma etiqueta. O primeiro, eu o rotularia com a palavra SAÚDE, pensando na saúde pública, para o povo brasileiro. Depois, a etiqueta teria a palavra PAZ, um conceito bem difícil, se olharmos para a violência que campeia em todas as cidades, deste amado território da Terra de Santa Cruz e, porque não pensar, também, no povo da Síria. Linda Síria…pobre Síria !

Assim, um a um, meus pacotinhos cheios de esperanças iriam preencher a tradicional sacola do Bom Velhinho. Ainda sobrariam etiquetas. É certo que uma delas levaria a advertência JUÍZO ! carregado de força axiológica, na torcida para que chegue até aqueles que, hoje, por império da democracia, ocupam cargos de direção pelo Brasil e nos governam. Para estes, ainda haveria outro pequeno rótulo com duas palavrinhas bem simplesinhas: CUIDADO ! FRÁGIL ! para ser afixado onde houver dinheiro público no sentido de afugentar a tentação das mãos bobas.

Vejam, que, no final das contas, não reservei nenhum pacotinho para mim. Depois de arrematar o grande fardo, sairia por aí, para depositá-lo, provavelmente no interior de uma capelinha, dessas construídas numa volta de estrada, em algum lugar encantado, da Província de São Pedro. E… ajoelhado aos pés da Virgem Santa, rezaria uma Ave Maria e Um Pai Nosso.

Para meus amigos e parentes, reservei pacotinhos de esperanças, com a etiqueta de FELIZ ANO NOVO ! Um abraço do velho Juca (31-12-2017).

** Por Velho Juca

DEIXE UMA RESPOSTA