O exemplo de Cingapura

0
627
Um modo a meu ver errado de combater a criminalidade é revelar através de entrevistas à imprensa os planos de ação e as medidas preventivas que estão sendo adotadas.
Por outro lado é desnecessário o Estado dar satisfação ou informar à sociedade o que está sendo feito para sua segurança e proteção. Os governantes e as autoridades já têm o aval da sociedade, pelo voto e pelos impostos, e a implícita procuração para agirem em seu nome.
A grande maioria dos leitores já ouviu falar de um lugar distante, chamado Cingapura, no arquipélago da Malásia, onde um sistema misto de governo administra o Estado.
A Ilha de Cingapura, habitada por chineses, ingleses, malaios e indianos, há 30 anos era um dos países mais pobres e subdesenvolvidos do mundo, com um alto índice de miséria, analfabetismo e criminalidade.
Hoje, com a mesma população mista de nativos e estrangeiros, contando com aproximadamente 4 milhões de habitantes, passou a ser um modelo internacional com as medidas administrativas, jurídicas, econômicas e sociais adotadas por um governo parlamentar misto, político e religioso, que utiliza em parte princípios morais do budismo, do islamismo e de outras religiões.
A cidade-estado de Cingapura, capital do país de mesmo nome, é hoje tão impecavelmente limpa, que se alguém jogar um chiclete ou um papel no chão é imediatamente preso e multado, pois você está sendo verdadeiramente filmado por câmeras colocadas estrategicamente no passeio público. Além disso, quando alguém, por exemplo, se senta à mesa de um bar ou restaurante para beber ou comer algo, está rodeado de policiais, em trajes civis, observando todos os movimentos.
É mais ou menos assim que hoje funcionam as coisas por lá, onde não existe mais miséria nem mendicância, o analfabetismo foi totalmente erradicado, a renda mensal é de 4.000 dólares por pessoa, não existem drogas, o índice de criminalidade é quase nulo e os eventuais casos de transgressão são punidos de modo exemplar, para que, só sendo louco, alguém tente infringir a ordem e a lei.

DEIXE UMA RESPOSTA