A escritora uruguaia Nair Leites Silveira e sua atividade cultural

0
572
Nos últimos dias, aproveitando o frio e a chuva da primavera, comecei a reler os livros da poetisa e escritora uruguaia Nair Leites Silveira, presidente da A.E.R – Asociación de Escritores de Rivera, cujos títulos são: “Remembranzas”, poesias e “Incógnitas y Revelaciones”, crônicas e reflexões.
Nair Leites Silveira nasceu no Brasil, na comarca de Rosário do Sul, Rio Grande do Sul, no distrito rural denominado Saicã.
Quando ainda era menina, seus pais, com ela e seus irmãos pequenos, fizeram uma longa viagem de carreta que durou vários dias, desde a localidade brasileira de Rosário do Sul, até a cidade uruguaia de Artigas, onde sua família passou a residir.
Ali, no Departamento de Artigas, República Oriental do Uruguay, começou a sua trajetória de estudos e a sua formação intelectual, vindo mais tarde a mudar-se para a cidade de Rivera, onde continuou suas atividades culturais e, como já dissemos, veio a assumir a presidência da A.E.R., Associação de Escritores de Rivera.
Com a leitura dos livros de Nair Leites Silveira aprendemos muitas coisas sobre a autora, sobre sua vida, seu estilo de escrever, seu modo de pensar e encarar os fatos, com a cultura e a inteligência de uma pessoa que passou por bons e maus momentos em sua existência, mas conseguiu vencer todos os obstáculos, casar, criar seus filhos e se tornar uma grande poetisa e uma escritora de sucesso, com vários prêmios e troféus literários, e que promove, através da entidade que dirige, um intercâmbio cultural entre o Brasil, Uruguai e Argentina.
À nossa conterrânea fronteiriça, escritora Nair Leites Silveira, nossos parabéns pelo conteúdo dos seus livros e aguardamos o próximo, um romance autobiográfico, o qual, segundo já anunciou, está escrito e pronto para ser editado.

DEIXE UMA RESPOSTA