Pão e Circo …

0
553

Geralmente, depois que acontecem as tragédias e destas tomam conhecimento através noticiário, os comentaristas então se manifestam, especialistas que são em assistir aos dramas da vida real como quem assiste a um espetáculo musical ou a um jogo de futebol, sentados em suas poltronas, nas cadeiras ou arquibancadas para aplaudir, se indignar, tecer comentários e depois esquecer..

Isto nos conduz àquela conclusão:

Como na Roma dos Césares, continuamos vivendo de pão e circo.

Um dia foi a destruição das torres gêmeas através de um ato terrorista cujos responsáveis ainda estão sendo procurados; ou aquele terrível tsumani que se abateu sobre as ilhas paradisíacas do Oceano Índico onde nativos e turistas despreocupados usufruíam da tranqüilidade das praias e da visão panorâmica das belezas naturais; ou as enchentes que destruíram cidades no estado do Rio de Janeiro, ou o terremoto e maremoto no Japão, matando milhares de pessoas, ou acidentes aéreos e outros trágicos acontecimentos.

Famintos de tragédias e calamidades, os espectadores estão sempre de plantão e a postos, diante do televisor ou percorrendo as páginas dos jornais. E é comum esta forma de diálogo:

“Você gosta de olhar TV?” “Não. Eu só olho o futebol e o noticiário.”

Olhar ou não televisão é uma questão de gosto. Quanto ao noticiário, é alternado com informações que ora nos alentam ou deprimem. O noticiário é assim mesmo e tanto faz olhar ou não, isso não vai impedir que as coisas continuem acontecendo. O noticiário é o prato preferido de quem adora fazer comentários em cima das tragédias ou calamidades alheias, ora culpando o governo, o sistema, a sociedade ou os políticos, pelo que acontece de ruim no país ou fora dele, mas sem jamais culpar a si mesmo.

Às vezes tenho a impressão de que as pessoas não têm absolutamente mais nada a fazer na vida do que ficarem curtindo e comentando os acontecimentos, às vezes com raiva, outras vezes com ironia, mas sem jamais apresentar ou sugerir alguma solução para os problemas decorrentes da ação ou inação humana que nos afligem e atormentam.

DEIXE UMA RESPOSTA