Algo sobre a História da Arte

0
861
Como sabemos, a arte vem dos primórdios da humanidade, desde a pré-história, conforme o constatamos nos desenhos e pinturas rupestres encontrados nas cavernas em várias partes do mundo.
Portanto tivemos a arte da pré-história, a arte antiga, a arte da idade média, a arte da renascença, a arte clássica greco-romana, a arte moderna e a arte contemporânea, todas elas com as suas características.
A arte moderna surgiu no final do século dezenove com as chamadas artes de vanguarda que tiveram por trás importantes nomes da pintura e das demais artes, como os artistas espanhóis Pablo Picasso e Salvador Dali, e durou até o final da segunda guerra mundial, sendo seguida pela arte contemporânea. Mas os propagadores da arte moderna foram o historiador e teórico de arte italiano Giulio Carlo Argan e seu discípulo Bruno Contardi, através de uma série de artigos sob a denominação de “De Hogarth (pintor inglês do século dezessete) a Picasso”.
A arte moderna foi trazida da Europa para a América, durante a primeira guerra, pelo pintor Francis Picabia.
No Brasil tivemos a Semana da Arte Moderna, em 1922, contando com a participação de vários artistas brasileiros de vanguarda.
Cada dia da semana da arte moderna foi representado por um tipo de arte, como a pintura, a música, a escultura, etc.
A chamada arte abstrata foi criada pelo artista russo Wassily Kandinsky, cujo trabalho que a tornou conhecida no ocidente foi “A primeira aquarela abstrata” de 1910.
A partir daí tivemos vários artistas que seguiram essa escola, entre os quais o pintor holandês Piet Mondrian, fundador da corrente chamada neoplasticismo.
A arte abstrata se dividiu entre a arte informal com a prática aleatória de desenhos e cores ao bel prazer do artista e a arte formal ou representativa, como é o caso da arte abstrata geométrica, que por suas formas requer uma análise racional, intelectual e científica.
Um dos mais belos quadros abstratos informais, pelo menos para o meu gosto, por suas linhas e cores, é “Suite Santa Fé” de autoria do pintor norte-americano nosso contemporâneo Bill Barrett.
Como um dos mais importantes representantes do abstracionismo tivemos no Brasil o pintor italiano naturalizado brasileiro Alfredo Volpi.
Hoje os artistas abstratos se multiplicaram e temos o privilégio de conhecer alguns, como é o caso do pintor riverense professor Osmar Santos e dos santanenses João Luiz Urdapilleta Sanches, Linda Susana Pool e Therezinha Martins, que passaram, do paisagismo, a se dedicarem a essa modalidade.
Eu , particularmente, aprecio mais o abstracionismo formal do que o informal ou aleatório.

DEIXE UMA RESPOSTA