Estudantes de escolas municipais têm encontro com poetas de Curitiba

0
1116
Alunos de escolas municipais que participam da Linha do Conhecimento tem encontro com poetas no Salão Brasil da prefeitura. -Na imagem, a poeta Adélia Woellner. Curitiba, 06/09/2017 Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Uma celebração ao letramento. Assim o prefeito Rafael Greca definiu, nesta quarta-feira (6/9), as atividades criativas do programa Linhas do Conhecimento feitas por dez turmas de 5º ano de escolas municipais com três poetas curitibanos.

Vencedores de concurso de poesias realizado entre as escolas das regiões a que elas pertencem, os estudantes passaram a manhã ou a tarde na Prefeitura, onde fizeram oficinas de poesias com autores e, no fim do período, puderam conhecer o prefeito e fazer muitas perguntas. “É uma alegria saber que esses piás e gurias leem porque muitas crianças de 5º ano no Brasil não leem. Agradeço vivamente às professoras por isso”, disse o prefeito, que à tarde, estava ao lado da primeira-dama Margarita Sansone e da secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A programação começou pela manhã, quando estudantes das escolas Augusta Ribas (Bairro Novo), Campo Mourão (Portão), Cláudio Abramo (Pinheirinho), Mansur Guérios (CIC) e Bela Vista do Paraíso (Boa Vista) participaram de oficinas de poesia simultâneas com os poetas Adélia Woellner, Madalena Pizzatto e Nei Garcez. À tarde foi a vez das unidades Foz do Iguaçu (Santa Felicidade), Batel (Matriz), Linneu Ferreira do Amaral (Cajuru), Érica Plewka (Tatuquara) e Francisco Derosso (Boqueirão).

Curiosos e questionadores – Enquanto três grupos estavam com cada poeta, os demais ouviam histórias contadas pela bruxa Leila, da casa encantada do Bosque Alemão e participavam de uma roda de brincadeiras. “Foi muito especial, como é toda a oportunidade de falar sobre poesia com pessoas criativas e com senso poético como as crianças”, comentou Adélia Woellner.

Igor Natã Trancoso, da Escola Érica Plewka, realizou um grande sonho: conhecer poetas famosos e o representante da cidade. “Hoje eu pude estar diante de pessoas que valorizam e apreciam escrever, assim como eu. Fiquei nervoso diante do prefeito, que é tão culto e esperto. Mas ele foi muito simpático e isso me deu mais alegria ainda”, destacou.

A jornalista mirim Mariana Moraes da Silva, da Escola Municipal Linneu Ferreira do Amaral, quis saber do prefeito sobre suas apreciações literárias. “Achei importante fazer perguntas bem diretas. Ele, que precisa estar sempre pronto pra atender a cidade, foi simpático, conhece bem literatura e me disse que se inspirou em Helena Kolody para escrever seus primeiros poemas. Foi muito emocionante esse bate-papo”, disse a menina.

Recepcionados pelo prefeito – Além de entusiasmo, o grupo da Escola Mansur Guérios teve sorte. A meninada passava pela porta do gabinete do Prefeito, entre uma atividade e outra, quando recebeu o convite para conhecer o local. Lá dentro foi recebida pelo próprio Greca, que apresentou suas instalações de trabalho e algumas obras de importantes artistas curitibanos.

Ainda ali passou pela primeira sabatina. Paulo Henrique de Lemos quis saber como é cuidar de uma cidade como Curitiba. “É zelar para que nada falte a pessoas como vocês, nossos estudantes”, respondeu. Natália de Aquino viu o prêmio Habitat, conquistado por Curitiba quando Greca foi prefeito pela primeira vez, sobre uma mesa de canto e quis saber o que era aquela escultura de linhas retas. O prefeito respondeu que Curitiba foi considerada a melhor cidade do mundo considerando as necessidades das pessoas.

No Salão Brasil, onde foram feitas as atividades, Greca saudou a todos e ouviu um dos poemas vencedores do concurso “Brincadeiras das Crianças Curitibanas”, recitado pelo grupo da Escola Jornalista Cláudio Abramo.  A seguir, foi entrevistado pelo jornalista mirim Bruno Coleti, da Escola Bela Vista do Paraíso, e ficou emocionado com a declaração feita pelo menino ao final da entrevista: “Eu tenho muito orgulho de você ser nosso prefeito”, disse.

* Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA