Rumo aos 60 anos, Mercado Municipal tem calendário de eventos e festa

0
1737
A festa de 59 anos do Mercado Municipal, nesta quarta-feira (2/8), teve distribuição de cinco bolos ao público e o lançamento do calendário de eventos 2017/2018 denominado A Caminho dos 60 Anos. -Na imagem, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, vice prefeito Eduardo Pimentel e o presidente da Ascesme, Mário Chiguemito Yamasaki. Curitiba, 02/08/2017 Foto:Luiz Costa/SMCS

A festa de 59 anos do Mercado Municipal, nesta quarta-feira (2/8), teve distribuição de cinco bolos ao público e o lançamento do calendário de eventos 2017/2018 denominado A Caminho dos 60 Anos. “O Mercado Municipal é um local único, referência gastronômica e de lazer para as famílias curitibanas e também para os turistas que visitam nossa cidade”, disse o vice-prefeito Eduardo Pimentel, no evento promovido Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme).

De acordo com Pimentel, que acompanhou o Parabéns pra Você executado pela Banda Lyra, a celebração é mais do que merecida pela variedade e excelência dos alimentos e dos serviços oferecidos pelos comerciantes do mercado administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab). “Além disso, o Mercado Municipal é um espaço pioneiro, pois foi o primeiro do gênero no País a receber um setor de orgânicos”, lembrou ele.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, reforçou que o Mercado Municipal é referência em qualidade de alimentos e serviços, além de ser um importante espaço de disseminação de práticas de segurança alimentar, como valorização do alimento in natura, consumo consciente e destinação correta de resíduos. “No Mercado Municipal, buscamos conscientizar a população sobre todo o ciclo do alimento”, observa o secretário.

Gusi lembrou ainda que, cada vez mais, a Smab está incentivando a gestão compartilhada do Mercado Municipal, modelo em que os 196 comerciantes, através da Ascesme, são responsáveis pela gestão do negócio, com mais autonomia e poder de decisão. “O objetivo é garantir um equipamento moderno, voltado às necessidades dos usuários, sem perder as características de um ponto de encontro das famílias e local que reúne produtos variados e de qualidade”, acrescenta o secretário.

O presidente da Ascesme, Mário Chiguemito Yamasaki, lembrou que o Mercado Municipal é uma extensão da vida dos comerciantes. “Eu trabalho aqui, desde 1960, e venho acompanhando o crescimento do nosso mercado e o quanto ele é importante para todos daqui”, observou. Ele elogiou ainda a parceria entre entidade e Prefeitura. “O modelo de autogestão ajuda na modernização do Mercado Municipal”, afirmou Yamasaki.

Bolo funcional

Muito fotografados, os cinco bolos de aniversário tinham um total de 59 quilos, em referência ao aniversariante, e foram criados pela chef de pâtisserie Ana Paula Cruz, que estava muito emocionada com os elogios recebidos pelas criações decoradas com elementos que remetiam ao Mercado Municipal. “Desde sábado, venho trabalhando na produção dos bolos, feitos com biomassa. Todos os ingredientes são funcionais, tudo é comestível”, contou ela.

Calendário

Durante a celebração, o vice-prefeito lançou o Calendário de Eventos 2017/2018 do Mercado denominado A Caminho dos 60 Anos, que começa neste mês e vai até agosto de 2018. Segundo Gusi, a gastronomia, a etnia, o agronegócio e os produtos regionais têm destaque no calendário de eventos do Mercado Municipal. “A ideia é termos uma programação que seja autossustentável e que aumente o fluxo de consumidores, hoje estimado em 3,1 milhões anualmente”, observou o secretário.

Os vereadores Julieta Reis, Pier Petruzziello, líder do governo na Câmara, Helio Wirbiski, Oscalino do Povo, Osias Moraes; e Thiago Ferro participaram da festa.

Também estiveram no Mercado o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto; a prefeita de Agudos do Sul, Luciane Maia Teixeira; o administrador da Regional Cajuru, Marcio José Nunes; a administradora da Regional Matriz, Guacira Civolani; o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; e a representante dos Direitos Humanos, Goreti Bussolo.

 

Calendário 2017/2018 do Mercado Municipal Rumo aos 60 anos:

Agosto – Comemoração dos 59 anos. De 2 a 27/8

Outubro – Dia das Crianças e 6ª Cacharitiba. De 5 a 16/10

Novembro – Feira Sabores de Curitiba. De 9 a 13/11

Dezembro – Natal no Mercado. De 23/11 a 24/12

Janeiro – Cervejas Artesanais. Data a definir

Março – Pescados – Nutrição e Saúde. Data a definir

Junho – Festival de Etnias do PR. Data a definir

Julho – 7º Expovinhos e 1ª Mostra de Queijos. Data a definir

Agosto – 60 anos do Mercado Municipal. Todo o mês

* Com Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab)

DEIXE UMA RESPOSTA