Bike de Philippe Starck

0
366

Aproveitando que hoje é Quatorze Juillet, o Dia Nacional da França, vou fazer uma pequena homenagem apresentando esta fantástica bike de Philippe Starck. Ele é realmente um gênio, vê antes coisas que outros não souberam ver, o que acham desta bicicleta-patinete ? A engenhosa bicicleta Pibal foi idealizada por este designer francês -na sua infância já desmontava bicicletas, motocicletas e outros objetos- em parceria com o fabricante de veículos Peugeot, com 130 anos de experiência. Quando o modelo saiu à rua, 300 destas Pibals estavam a disposição dos moradores e turistas da cidade de Bourdeaux, capital de Aquitania, uma das capitais europeias da bicicleta.

Philippe vê os objetos quotidianos sob um novo olhar, introduzindo a dimensão da arte em coisas tão corriqueiras como este espremedor de laranjas o qual acabou virando obra de arte. No entanto a Pibal chama a atenção pelas suas jantes e pneus amarelos e, pára-lamas. Com desenho simples e funcional, tem duas velocidades, um dínamo, patas tipo U, bagageiro, apoio para os pés quando usada como patinete. É desnecessário dizer que a difusão no uso da bicicleta ajuda a melhorar a mobilidade urbana, bem como traz benefícios à saúde dos ciclistas.

* Arq. Roberto Steneri é Arquiteto e Urbanista pela UFRGS e UDELAR, focado em Arquitetura Sustentável. Projetista, consultor, experiência em rádio e TV, palestrante. Ministrou workshop na Unisinos. Escreveu um book review para a University of Texas e participou num vídeo para a CNN. Titular do site https://eficienciaenergtica.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA