Greca vê espaço para Curitiba desenvolver mais empreendedorismo

0
772
Greca debate gestão compartilhada e vê espaço para empreendedorismo se desenvolver ainda mais destacou durante encontro anual da Comunitas, no qual debateu governança compartilhada e agenda urbana. Curitiba, 24/11/2017 Foto:Divulgação

A expressiva melhora do empreendedorismo e do ambiente para fazer negócios em Curitiba, que entre 2016 e 2017 subiu 11 posições em ranking da consultoria Endeavor publicado no jornal Valor Econômico, tem tudo para ser ainda mais intensa nos próximos anos, disse o prefeito Rafael Greca nesta sexta-feira (24/11), logo após participar em São Paulo do encontro anual da Comunitas, no qual debateu governança compartilhada e agenda urbana.

“Quando assumi o governo éramos a 15ª [no Índice de Cidades Empreendedoras], hoje somos a quarta. As outras três cidades que se cuidem: com o Vale do Pinhão, a feira de Barcelona [Smart City Expo, que será realizada em Curitiba] e uma enorme força de vontade haveremos de ser a primeira”, brincou Greca na saída do evento do qual também participaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os prefeitos João Dória (São Paulo) e ACM Neto (Salvador), o empresário Roberto Marinho, entre outros.

Greca destacou que as ações da Comunitas são fundamentais para construir o futuro das cidades. “Governar é satisfazer necessidades, mas também desenvolver potencialidades”, afirmou o prefeito. “Temos de ter responsabilidade, senso de proporção e muita criatividade para gerar inovação.”

Desenvolvimento social
A Comunitas é uma organização que estimula a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Ela realiza anualmente, desde 2008, o Encontro de Líderes, cujo objetivo é discutir projetos e tendências de investimento social corporativo.

Curitiba é um dos 15 municípios brasileiros que participam do programa “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, promovido pelo Comunitas. O programa faz a ponte entre iniciativa privada e gestão pública para realizar projetos com impacto duradouro em diversas cidades.

Uma das frentes de trabalho no município é o Curitiba 2035, que define diretrizes para o desenvolvimento da cidade pelos próximos 20 anos.

Participações
O encontro da Comunitas deste ano teve como tema “Inovação em governo e parceria público-privada” e contou participação de empresários, gestores públicos e especialistas em diversas áreas.

No evento desta sexta estiveram presentes: Fernando Henrique Cardoso; Roberto Marinho; Jonas Donizeti, prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos; William B. Eimicke, da Universidade de Columbia; João Dória Jr., prefeito de São Paulo; ACM Neto, prefeito de Salvador; Eduardo Leite, ex-prefeito de Pelotas; Guilherme Passos, da Anima Investimentos e Luiz Lara, da Lew Lara.

A mesa redonda da qual Greca participou também contou com: Frederico Gutiérrez, prefeito de Medellín (Colombia), Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas, Luiz Ildefonso Simões Lopes, da Brookfield, Eduardo Mufarej, Somos Educação e fundador do RenovaBR.

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA