Nova iluminação cênica vai destacar arquitetura da Capela Santa Maria

0
1262
Obras para instalação de iluminação cênica na Capela Santa Maria - Curitiba, 07/11/2017 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prédio histórico da Capela Santa Maria, na esquina das ruas Marechal Deodoro e Conselheiro Laurindo, no Centro, ficará melhor iluminado neste fim de ano. Desde o final de outubro, o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura está instalando uma nova iluminação cênica no local.

As obras devem ser concluídas até dezembro. Todo o entorno do prédio está recebendo 13 projetores de piso, todos ficam no nível da calçada e são protegidos para evitar acidentes com pedestres ou danos quando chover.

Além das luminárias no chão, serão instalados 24 projetores compactos nas paredes. Todas as luzes serão na cor branca para valorizar a arquitetura do prédio. O investimento da Prefeitura na obra é de R$ 97 mil.

“A nova iluminação cênica vai valorizar o prédio da Capela Santa Maria, local que recebe várias atividades artísticas durante as noites”, explicou o diretor de Iluminação Pública, Tony Malheiros. “A ideia é entregar tudo pronto antes das festas de fim de ano, já pensando no novo circuito de Natal proposto pela Prefeitura na região Central”, definiu.

Segurança

O diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, que administra a Capela Santa Maria, Marino Galvão Junior, explicou que a obra da nova iluminação cênica também vai melhorar a segurança no entorno do prédio.

“Aqui é uma quadra grande e com bastante circulação de pessoas. Além da beleza claro, por dentro a Capela tem uma iluminação decorativa, mas faltava este destaque externo também para ressaltar a beleza do prédio”, explicou.

A Capela Santa Maria é considerada uma das cinco principais salas de concerto do Brasil. O prédio em estilo neoclássico foi construído em 1939 e passou por uma grande reforma em 2008. O local também é sede da Camerata Antiqua de Curitiba.

Turismo

No mês de agosto a Prefeitura também concluiu a nova iluminação cênica no Memorial Ucraniano, no Parque Tingui. Foram instalados 14 postos decorativos ao redor da réplica da Igreja Ortodoxa de São Miguel Arcanjo. A estufa do Jardim Botânico, em março, também ganhou novas luzes decorativas.

Outro ponto da cidade que recebeu uma iluminação especial foi o Largo da China, no Centro Cívico. As luzes cênicas destacam a estátua do filósofo chinês Confúcio (551 – 479 a.C) nas noites curitibanas. O local foi inaugurado no final de setembro pelo prefeito Rafael Greca.

“Todos esses investimentos em iluminação também refletem no aumento do turismo. As pessoas têm mais atrativos para caminhar e descobrir a cidade às noites”, afirmou Tony Malheiros.

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA