Robôs sensíveis de Lego são destaque no Mutirão da CIC

0
1582
Quem passar pela Mutirão da Cidadania na CIC, realizado até este sábado (28/10), poderá conhecer o projeto de Robótica desenvolvido na rede municipal de ensino, o que inclui saber como os robôs foram construídos. Curitiba, 26/10/2017 Foto:Luiz Costa/SMCS

Quem passar pela Mutirão da Cidadania na CIC, realizado até este sábado (28/10), poderá conhecer o projeto de Robótica desenvolvido na rede municipal de ensino, o que inclui saber como os robôs foram construídos e interagir com os bonecos.

Duas equipes de 15 alunos, uma da Escola Municipal Caic Cândido Portinari e outra da São Miguel — ambas na CIC – construíram cinco robôs. Eles são formados por pequenos “tijolos” da Lego, que compõe um kit feito especificamente para educação em sala de aula. O boneco — que tem uma base de 30 centímetros de largura e 15 de altura — possui sensores programados pelos alunos em atividades do contraturno escolar.

O trabalho desenvolvido pela equipe Alcateia, formada pelos estudantes que frequentam a oficina de robótica da Cândido Portinari, está se preparando para três competições até o começo de dezembro. O projeto despertou o interesse inclusive de estudantes de outras escolas da Prefeitura. Foi o caso de Ryan Brodai Rodrigues, de 11 anos, que está no 6º ano da Escola Municipal Albert Schweitzer.

O garoto esteve com os colegas de turma no mutirão por meio do programa Linhas do Conhecimento. A ação promove a ampliação do currículo escolar por meio de aulas de campo mediadas por educadores e, nesta sexta-feira (27/10), levará estudantes de 5º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato ao evento. “O que chamou mesmo a minha atenção foi a possibilidade de desenvolver projetos Lego. Sou colecionador e tenho interesse”, disse ele, referindo-se ao trabalho coordenado pelo professor Wagner de Souza.

Professor de Ciências, Souza acompanhou as demonstrações dos estudantes com um robô programado por eles e ajudou a esclarecer os visitantes curiosos. “Quando a gente podia imaginar um robô feito por criança?”, admirava-se a dona de casa Marcélia Menezes, que chegou ao estande da robótica por insistência do neto Diego. Com 7 anos, o menino fez questão de se aproximar do que, para ele, parecia um carrinho.

Montagem
As peças que compõem os robôs estão em exposição, tanto os modelos mais antigos, com capacidade de memória e processamento menores, quanto o mais recente, do kit Lego Mindstorms EV3. “Assim todos podem ver a evolução do projeto”, diz Souza.

O professor explica que os “tijolos” poderão ser usados pelo público para montagem de bonecos numa oficina interativa. “A ideia é que o público possa criar protótipos usando as maletas de lego.”

Também estão à disposição no estande computadores para que as pessoas entendam como funciona, de modo básico, a linguagem da programação desenvolvida pelos alunos das duas escolas.

Robótica Educacional
Uma das responsáveis pelas ações de robótica na rede municipal de ensino, Leila Marcia da Silva, conta que o projeto existe desde 2004. São equipes de sete instituições de ensino, que desenvolvem as atividades no contraturno escolar.

Elas aprendem a montar e a programar os robôs, que utilizam uma linguagem disponibilizada pela própria Lego. “O projeto de robótica educacional ainda desenvolve o trabalho em equipe, a resolução de problemas e outros habilidades sociais”, conta Leila.

Artesanato e serviços 
Também estão sendo procurados pelos visitantes a oficina de artesanato do programa Comunidade Escola. Esta quinta-feira (26/10) foi o dia de confeccionar marcadores de página. A montadora de linha de produção industrial Luzia Luiz participou da atividade orientada pela artesã Wilma de Fátima dos Santos. No sábado (28/10), Wilma ensinará como fazer chaveiros de pano. Nesta sexta-feira (27/10), os interessados produzirão bijuterias de papel jornal.

Além destas atrações, a SME está presente no mutirão com a exposição de trabalhos dos estudantes da Unidade de Educação Integral (UEI) Mansur Guérios e o serviço de informações para cadastramento de estudantes candidatos a vagas na rede de ensino da Prefeitura (bebês, crianças, adolescentes e adultos). Também está sendo ofertada uma oficina de desenho e pintura e dicas sobre o Mama Nenê – a iniciativa que ajuda as mães a continuar amamentando mesmo depois que seus bebês vão para as creches.

Clique aqui e veja todas as atividades do Mutirão da CIC.

DEIXE UMA RESPOSTA