Projeto e conceito do Natal são apresentados ao setor turístico

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Durante apresentação do projeto do Natal de Curitiba, nesta quarta-feira (4/10), o vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, afirmou que a programação de 2017 será memorável e vai retomar a tradição da festa em Curitiba. Foto:Luiz Costa/SMCS

Durante apresentação do projeto do Natal de Curitiba, nesta quarta-feira (4/10), o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, afirmou que a programação de 2017 será memorável e vai retomar a tradição da festa em Curitiba. “Estamos empenhados em fazer o Natal ser belo e turístico para quem vier visitar e também para quem mora na cidade”, disse.

Os detalhes das ações foram expostas pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, a entidades ligadas ao turismo na capital paranaense. Com o nome Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba, a ideia é reposicionar a cidade como um destino de referência, fortalecer o Natal como produto turístico e estimular um maior tempo de permanência dos visitantes na cidade.

Tatiana destacou a nova logomarca natalina, que poderá ser utilizada pelos agentes de viagem e hotéis em materiais promocionais, e disse que a programação terá atrações para diferentes perfis de público. “Queremos ter atrações na maior parte dos dias e surpreender o turista”, comentou.

A programação oficial, aprovada pelo prefeito em meados de setembro, vai de 22 de novembro a 24 de dezembro. Além de decoração típica, são previstas apresentações musicais em diversos pontos da cidade.

A decoração especial e os espetáculos serão levados a espaços conhecidos da cidade, como o Centro Histórico, a Rua XV de Novembro, a Capela Santa Maria, o Mercado Municipal, Aeroporto, a Rodoferroviária. As Ruas da Cidadania também receberão decoração e apresentações especiais.

Eventos tradicionais

A expectativa do setor turístico com o fortalecimento da programação da Prefeitura é boa, assim como com as ações da iniciativa privada já tradicionais na cidade. Para o presidente do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB), Adonai Aires de Arruda Filho, é possível aumentar em pelo menos 10% o movimento de turistas em Curitiba em relação ao ano passado.

“Curitiba é um destino próximo de grandes cidades do País, os turistas conseguem se programar para vir conferir as atrações”, avaliou. “Nosso Natal sempre foi famoso e teve potencial turístico. Com a informação de que teremos esse incremento e incentivo maior da Prefeitura, ficamos mais animados para investir nesse produto”, completou.

Com a programação mais forte, a diretora da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR, Rosa Maria Corbari Maccalli, acredita em um aquecimento das vendas do comércio durante o período. E com o aumento da circulação de turistas e curitibanos aproveitando as atrações, restaurantes e bares também devem ser beneficiados, de acordo com a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Jilcy Rink.

Presenças

Participaram, ainda, representantes da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná (Sindegtur), da Associação Brasileira dos Guias de Turismo (ABGTUR) e da Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores).

O secretário municipal do Abastecimento, Luiz Gusi, o presidente da Cohab, José Lupion Neto, a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto, a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que participa diretamente na ambientação da cidade para o Natal, e os vereadores Pier Petruzziello, Mauro Bobato e Katia Dittrich também compareceram à apresentação.

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba/Secret. Mun. de Obras Públicas e Infraestrutura

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