Memorial Árabe, uma homenagem da capital paranaense a cultura do Oriente Médio

0
71

Homenageando a cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais.

Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.

O memorial é uma espécie de colagem do estilo arquitetônico das edificações mouriscas lembradas no prédio por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais. Situado sobre um espelho d´agua, tem o formato de um cubo e, em seu interior, funciona um café, uma biblioteca (com capacidade para 10.000 volumes) e uma pinacoteca, sendo o acervo de ambas constituído por obras de autores, cujo tema é essencialmente a cultura árabe.

 Memorial Árabe de Curitiba

Além de valorizar a Praça Gibran Kalil Gibran, nas proximidades do Passeio Público, Colégio Estadual e Shopping Muller o memorial serve de referencial não só para a comunidade árabe, mas para a população e visitantes que procuram conhecer um pouco mais sobre a história, a riqueza e a singularidade do Oriente Médio.

 

Horário:

De segunda a sexta das 9h às 21h e sábados das 9h às 13h.

Endereço:

Rua: Luiz Leão esquina com Rua: João Gualberto

Como Chegar:

A pé: Como fica bem no centro você pode ir andando de vários pontos turísticos como: Praça Dezenove de Dezembro, Shopping Muller, Passeio Público e Colégio Estadual.

De carro: Os estacionamentos ficam nas ruas próximas e custam entre R$ 3,00 e R$ 7,00 a hora. Mas se der sorte e achar vaga pode deixar na rua mesmo é só colocar o cartão de Estar.

Ônibus Linha Turismo: Primeiro horário: 09h52 Último horário: 18h22

Linhas de ônibus: Expresso (vermelho): estação-tubo Passeio Público (Santa Cândida-Capão Raso). Circular Centro (branco): sentido anti-horário.

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba e Instituto Municipal de Turismo

DEIXE UMA RESPOSTA