Independência da Nigéria tem celebração no Museu Paranaense

0
1781
Independência da Nigéria tem celebração no Museu Paranaense. Ilustração:Antonio Patittucci

Este domingo (1º/10) é dia de festa para a Nigéria: o país comemora o aniversário de 57 anos de independência. Em Curitiba, a data vai ser marcada por uma celebração aberta e gratuita no Museu Paranaense.

Serão realizadas palestras e rodas de conversa sobre racismo, história e cultura da Nigéria, além de apresentações culturais – com bolo no final.

No domingo passado um torneio de futebol também comemorou a independência. As celebrações contam com apoio da Prefeitura de Curitiba.

Integração
Na capital paranaense vivem cerca de 60 nigerianos atualmente, segundo estimativa da Comunidade Nigeriana do Estado Paraná (Conipa). Apesar desse contingente modesto, eles aproveitarão a data para, além de comemorar um fato importante do país, promover integração com outras comunidades africanas (e do Caribe) e também para discutir temas como racismo e mostrar um pouco da cultura nigeriana.

“A gente anda na rua e os brasileiros perguntam: você é haitiano? Eles acham que todos os negros [estrangeiros] são haitianos. Nós queremos mostrar a nossa cultura, a cultura da Nigéria.”

A observação é do secretário financeiro da Conipa, Abiola Sulaimon Yusuf.

A Nigéria é conhecida como o “Gigante da África”: é o país mais populoso do continente e tem mais de 500 grupos étnicos.

“Precisamos desmistificar que Curitiba não tem negros, porque temos aqui várias etnias e a nigeriana é apenas uma delas”, diz Adegmar José da Silva, o Candiero, assessor de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba. Ele participará de uma roda de conversa que visa aproximar os brasileiros e nigerianos.

O evento conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba, que vai ceder infraestrutura para as apresentações culturais.

Bola no pé
As comemorações começaram no domingo (24/9) com um campeonato de futebol na Praça Zumbi dos Palmares. Além dos nigerianos, participam jogadores da Angola, Benin, Gana, Congo, Guiné-Bissau, Haiti, Egito, Marrocos, Argélia e afro-brasileiros.

Depois de oito jogos, o time da Nigéria saiu campeã, seguido por Guiné-Bissau e norte da África.

O espaço que abrigou o campeonato, batizado com o nome de um ícone do movimento negro brasileiro, abriga o Memorial Africano, que é composto por duas colunas que simbolizam a cultura e a educação e 54 totens que representam todos os países do continente africano.

Nos totens estão a bandeira de cada país, sua localização dentro do continente e placas que marcam as visitas de autoridades dos países. Além disso, o memorial é composto por um mosaico que forma o mapa do continente africano.

 

Serviço: 57º Celebração do Dia da Independência da Nigéria

Data: domingo (1/10)

Horário: 11h às 18h

Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco)

 

Programação

11h – Hino da Nigeria e Brasil

11h10 – História da Nigéria

11h35 – Mostra da cultura nigeriana – no projetor

12h10 – Palestra sobre Racismo: Edson Lau Filho – Assessor da Juventude Paraná

13h30 – Roda de diálogo entre brasileiros e nigerianos. Candiero – Assessoria de Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial

14h15 – Coral Vozes da Angola

14h35 – Teatro Asa Omoluabi

14h55 – Zé Rodrigo e Carine Luup

15h25 – desfile da Moda Africana

15h35 – Ori Gem Dance Ensinos de dança

15h55 – corte do bolo de aniversário

16h20 – apresentação dos troféus e medalhas

16h40 – música Kátia Drumond e Profº Mestre e Doutor Edwin Pitre Vasquez (UFPR)

17h10 – música e entretenimento da Nigéria

DEIXE UMA RESPOSTA