Prefeitura e CIEE firmam parceria para oferta de vagas de qualificação

0
689
Prefeito Greca assina termo de cooperação com o CIEE-PR para oferta de cursos de capacitação para a comunidade nos Liceus de Ofícios. Curitiba, 11/09/2017. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O prefeito Rafael Greca assinou nesta segunda-feira (11/9) termo de cooperação com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR) para oferta de cursos gratuitos de capacitação à comunidade. A previsão é que até agosto de 2018 sejam ofertadas mais de 30 mil vagas em toda a cidade de cursos na área comportamental desenvolvidos pelo CIEE.

Os cursos serão realizados nas Ruas da Cidadania e nos Liceus de Ofícios, programa criado pelo prefeito Rafael Greca em 1993 e que está sendo reordenado, desde fevereiro, pela Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela política do trabalho e emprego no município.

“Acolhemos com entusiasmo esse convênio que representa a chance de multiplicar um futuro melhor para nossos jovens”, disse o prefeito, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone. Para Greca, a parceria com CIEE restaura a capacidade de atendimento dos Liceus de Ofícios, que acabaram depreciados nos últimos anos, o que resultou na redução da oferta de cursos para a população.

O diretor-presidente do CIEE-PR, Arwed Baldur Kirchgässner, também ressaltou a importância da parceria para a população, principalmente os mais jovens. “Esse termo de cooperação vai possibilitar uma melhor qualificação das pessoas, especialmente aquelas que buscam a entrada no mercado de trabalho. Investir nas pessoas é um ato de grandeza e é isso que o senhor prefeito Rafael Greca está fazendo”, disse.

Vagas

Neste primeiro momento, estão sendo ofertadas 1.760 vagas em 21 cursos. As primeiras regionais a receberem os cursos são Pinheirinho e Boa Vista, onde as aulas acontecem neste mês de setembro.

Na Regional Pinheirinho estão disponíveis 1.410 vagas em 16 cursos. Com cargas horárias diferentes, os cursos começaram nesta segunda-feira e seguem até o próximo dia 22. Na Regional Boa Vista há 350 vagas em cinco cursos, que começam na próxima segunda-feira (18/09) e também terminam no dia 22 de setembro. (ver lista abaixo)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CIEE-PR, no endereço www.cieepr.org.br, ou nos Liceus de Ofícios. Podem participar pessoas a partir dos 14 anos de idade. Os menores de 18 anos precisam obrigatoriamente estar frequentando a escola. Interessados podem receber mais informações nos telefones 3313-4300 ou 3250-7457 ou pelo email cidadania@ciee.org.br

Termo

O termo de cooperação tem duração de um ano. Durante este período, o CIEE fica responsável pela contratação dos instrutores, fornecimento do material didático, se necessário, e emissão de certificados. À Prefeitura cabe a oferta do espaço físico e dos equipamentos para realização dos cursos, além da mobilização dos interessados. Não haverá transferência de recursos da Prefeitura para o CIEE.

Acompanhado da presidente da FAS, Elenice Malzoni, o superintendente do Trabalho e Emprego da FAS, Luciano Martins, destacou que a Prefeitura de Curitiba está buscando novas parcerias que garantirão a oferta de mais cursos de qualificação profissional para a população, entre elas o Sistema S. “Essa foi uma demanda que recebemos do prefeito Rafael Greca desde o primeiro dia de gestão. Felizmente a qualificação profissional voltou a ser prioridade.”

Presenças

A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito e secretário de Obras, Eduardo Pimentel; da gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE-PR, Simone Paulin; do presidente do Imap, Alexandre Oliveira; do diretor de Qualificação para o Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel e demais servidores da Fundação. E, ainda, dos administradores regionais do Bairro Novo, Fernando Werneck; da Matriz, Guacira Camargo; da CIC, Raphael Keiji; e do Pinheirinho, João Simões; e dos vereadores Julieta Reis, Maria Letícia Fagundes e Zezinho do Sabará.

 

Cursos Regional Pinheirinho

Dicas para entrevista

Oratória – a arte de falar em público

Administração do tempo – uma estratégia de sucesso

Atitudes comportamentais – empregabilidade

Auxiliar administrativo

A arte do bem falar

Qualidade do atendimento ao público

Autoestima / Motivação

Eficiência profissional

Inteligências múltiplas no sucesso pessoal  e profissional

Marketing digital e a internet

As empresas na era da informação

Autoconhecimento

Empreendedorismo

Telemarketing

Marketing pessoal – a arte de se relacionar bem

 

Cursos Regional Boa Vista

Auxiliar administrativo

Marketing digital e a internet

Conceitos básicos de logística

Finanças pessoais

Matemática básica

** Com Prefeitura Municipal de Curitiba

DEIXE UMA RESPOSTA