Maravilhosa Fachada Verde

0
146

Pensando nos verões quentes…o que acham de acordar desfrutando do sol, do verde e até do canto dos pássaros neste belo dormitório ? Será possível construir esta casa num terreno de só 4 m. de testada por 20 m. de profundidade e, que ainda seja sustentável ?

Pois a expertise e a sensibilidade dos arquitetos do escritório Vo Trong Nghia Architects se saiu bem do desafio, construindo esta casa chamada de Stacking Green, na cidade de Ho Chi Minh no Vietnã. O sobrado de quatro andares e 215 m², tem suas fachadas frontais e traseiras compostas por jardineiras de concreto, suspensas de duas paredes laterais. Para garantir a rega das plantas, as jardineiras têm um sistema automático de irrigação incluso nelas. Estes muros vegetais bem como os telhados verdes da moradia, protegem aos donos da luz direta do sol, do barulho da rua e da poluição. O interessante é que foram realizados testes de Avaliação Pós-Ocupação do ambiente interior da casa, comprovando o ótimo funcionamento da ventilação natural, com o vento soprando entre as fechadas e as clarabóias. Os moradores quase não usam o ar condicionado mesmo no clima tropical ! As suas taxas de eletricidade são apenas de R$ 80 mensais graças a estes métodos de desenho passivo. Acho que este tipo de casa urbana, poderia ser ótimo para o clima tropical de algumas regiões do Brasil.

* Arq. Roberto Steneri é Arquiteto e Urbanista pela UFRGS e UDELAR, focado em Arquitetura Sustentável. Projetista, consultor, experiência em rádio e TV, palestrante. Ministrou workshop na Unisinos. Escreveu um book review para a University of Texas e participou num vídeo para a CNN. Titular do site https://eficienciaenergtica.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA