Calçadão da XV se transforma em palco da leitura e pintura de crianças

0
201
Prefeito Rafael Greca acompanha o programa Leitura em Movimento, da Secretaria Municipal da Educação, na Rua XV de Novembro, junto com a secretária Maria Silvia Bacila. Curitiba, 29/07/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca acompanhou na manhã deste sábado (29/7), no Calçadão da Rua XV, no Centro, a 13.ª edição do Leitura em Movimento. A ação promovida pela Secretaria Municipal da Educação prevê a difusão do hábito de ler por meio da entrega gratuita de livros, revistas e gibis para adultos e crianças que se interessem por alguma das publicações oferecidas.

“O Calçadão da Rua XV é o espaço da alegria curitibana. Nas manhãs de sábado se transforma no espaço das crianças curitibanas, que podem vir pintar, ler e ouvir histórias”, disse o prefeito Rafael Greca.

Sobre o programa Leitura em Movimento, o prefeito destacou a importância de despertar o interesse pela leitura em crianças. “A escola tem que ensinar a ler, escrever e contar histórias. A palavra é luz e a luz tem que iluminar Curitiba”, disse o prefeito para as crianças da Escola Municipal Foz do Iguaçu, de Santa Felicidade, que participaram da ação neste sábado.

Depois da contação de história, o prefeito foi entrevistado pelos alunos Ana Beatriz Bin, 10, e Gabriel Goniski, 8, do jornal Extra-Extra da Escola Municipal Foz do Iguaçu. Eles questionaram quais são os hábitos de leitura do prefeito. Rafael Greca citou as histórias de Monteiro Lobato, os salmos do Rei Davi, “um rei poeta, que escrevia inspirado pelo espírito santo”, e o poeta brasileiro Castro Alves.

A secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, explicou que todos os sábados uma média de 150 a 200 livros são repassados para crianças e adultos na Rua XV. “O objetivo principal é despertar em crianças, jovens e adultos o interesse pelo universo da leitura. Muitos, às vezes, estão distantes dos livros e acabam voltando a ler”, disse a secretária. “Uma sociedade que lê preserva a sua cultura”, definiu.

Difusão da leitura

A iniciativa Leitura em Movimento acontece a cada sábado, das 9h às 14h, desde 25 de março, na Rua XV de Novembro. Nesse dia e horário, os impressos ficam expostos em uma barraca da Prefeitura instalada entre a Travessa Oliveira Belo e a Alameda Doutor Muricy, onde atendentes estão à disposição do público para prestar esclarecimentos. Só não tem Leitura em Movimento se o sábado cair num feriado.

Não é necessário ter cadastro para participar. A facilidade em obter gratuitamente um livro, revista ou gibi ajuda a entender o sucesso da ação. Desde então, foram doados cerca de 1,8 mil volumes – também recebidos pela Secretaria por meio de doações, necessárias para alimentar a ação.

Depois de lida, é possível fazer a devolução da obra no mesmo local ou repassá-la diretamente para outro interessado. O objetivo é que livro, revista ou gibi esteja sempre em circulação, cumprindo a função de levar conhecimento e lazer por meio da leitura.

Nesse sábado, a ação ofereceu um atrativo adicional para as crianças: a contação de histórias. Por meio dos contadores Élcio di Trento e Silviane Goreti Matoso, a meninada pode conhecer as obras Avental Que o Vento Leva, de Maria Clara Machado, e Flicts, de Ziraldo.

Além de acompanhar a ação da Secretaria Municipal da Educação, o prefeito Rafael Greca caminhou pelo calçadão e conversou com moradores e turistas. O prefeito também conversou com as crianças que todos os sábados fazem pinturas ao lado do Bondinho da Leitura.

DEIXE UMA RESPOSTA