A Loja Vazia, orgulhosamente brasileira

0
137

Em sustentabilidade falamos em três erres, significa Reduzir o consumo de produtos, Reusar as coisas, Reciclar os materiais componentes delas. Falando em reusar produtos vamos conhecer uma maravilhosa idéia surgida no Brasil, o conceito “A Loja Vazia”, criado em 2013 pela agência Loducca, a BR Malls e o Shopping Villalobos. O fantástico é como esta idéia foi replicada logo na Espanha e ainda aprimorada como La Tienda Vacía. Quer saber de que se trata ?

Pois “La Tienda Vacía” é um novo conceito itinerante, participativo e inovador de doação de roupas de qualidade. Uma das suas últimas edições foi em abril em Barcelona, o objetivo foi receber 1.000 kg de roupa. La Tienda Vazia funciona assim: o pessoal traz à loja as roupas que não usa; os voluntários as recebem e com elas decoram a loja; no fim do dia o 100% das roupas é entregue à fundação Formació i Treball. A fundação transforma as roupas em peças-chave, para dar formação e emprego às pessoas em risco de exclusão social.

Só tem um detalhe importante, esta Tienda Vazia utilizou manequins e silhuetas de papelão, 400 cabides de papelão personalizados, que ainda foram usados como convites. Mas por que é tão importante assim o emprego do papelão ?

Pois a cada ano mais de 8.000 milhões de cabides terminam descartados nos aterros sanitários, a maioria deles fabricados com poliestireno e policarbonato, materiais que acabam vazando contaminantes químicos ao meio ambiente e, levam mais de 100 anos em se descompor. No entanto estes fantásticos cabides de papelão foram desenhados pela empresa espanhola CartonLAB, são ecológicos, 100 % recicláveis, fabricados com papelão 100% reciclado certificado FSC. Podem-se customizar com a possibilidade de incluir imagens ou logomarcas empresariais. Têm infinitos usos em lojas de moda, casas rurais, hotéis, serviços de lavanderia.



* Arq. Roberto Steneri é Arquiteto e Urbanista pela UFRGS e UDELAR, focado em Arquitetura Sustentável. Projetista, consultor, experiência em rádio e TV, palestrante. Ministrou workshop na Unisinos. Escreveu um book review para a University of Texas e participou num vídeo para a CNN. Titular do site https://eficienciaenergtica.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA