A taça da vida

0
686

Perdidos ou mal despertados de um sono letárgico, ainda não lembramos quem somos, onde estamos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos …

Passam-se os anos e permanecemos os mesmos, ou piores, pois nos enrugamos, enrijecemos, nossos cabelos caem ou embranquecem, vamos perdendo os dentes e outras coisas, “e nos sentimos bons (como disse o velho Nietzsche) porque nossas garras já não são mais tão afiadas …”

É possível que os fantasmas e as feras do caminho nos amedrontem, como a Dante em sua Comédia, e façam com que nos sintamos encurralados.

É possível que a fé, a esperança e a caridade nos tenham abandonado.

Será que a esfinge as comeu? Ter-se-iam quebrado, como aconteceu com alguns bancos internacionais? Ou se afogaram no Letes?

E passamos a buscar novas filosofias e a freqüentar novas escolas e correntes de opinião …

Buscamos em umas o que não encontramos em outras.

E o que é que não encontramos?

O fio da meada, a dignidade, a vergonha na cara, a justiça social, a lealdade, a palavra perdida, o paraíso terrestre, o salvador da pátria, a terra prometida, a moral da história ou o fim da picada?

As respostas permanecem silenciosas no interior de cada um de nós, guardadas dentro desse baú do inconsciente que poderíamos chamar de “Arca do Tesouro”.

E há os que vão buscar essas relíquias de experiência e sabedoria fora de si mesmos e depois, frustrados, se põem a resmungar impropérios.

É natural que assim não as encontremos ou que as afugentemos, com o sopro deletério de nossas blasfêmias. Porque essas coisas só podem ser alcançadas no silêncio da meditação, com o sacrifício do nosso orgulho, de nossas paixões, de nossas vaidades e ambições, pela confiança numa inteligência superior que nos ilumina e orienta.

Debruçado sobre estes seres pequeninos, tão Imenso que não O enxergamos, está o Criador, observando, com infinita indulgência, o orgulho, a soberba, a incredulidade, a vaidade, a ambição, a ignorância, o fanatismo, a teimosia, a intolerância e o desespero de Suas criaturas, mas sempre Pronto a ampará-las nos momentos mais difíceis.

Ele sabe que um dia encontraremos o verdadeiro caminho…

Mas por enquanto, é preciso que degustemos o sabor doce e amargo da Taça da Vida, para aprender.

DEIXE UMA RESPOSTA