Curitiba da Lava Jato

0
1941

Curitiba vê sua cidade se transformar no centro de atuação da mídia durante a Lava Jata, em uma projeção inédita. Afinal o que isso significa para a capital paranaense e quem vive nela?

Maior investigação de corrupção, lavagem de dinheiro e esquemas de desvios de recursos públicos de toda a história do Brasil, a Lava Jato vem deixando uma marca indelével em Curitiba. É bem verdade que a capital paranaense se tornou o principal cenário da operação graças aos primeiros fatos investigados: a lavagem de ativos praticada em Londrina (a 380 quilômetros daqui) entre outras pessoas, por Alberto Youseef – doleiro que se tornou objeto de inquéritos, com colaboração direta prestada à 13a. Vara Federal Criminal de Curitiba, especializada em crimes financeiros.

O expediente era menor, no entanto, a partir daí os consequentes desdobramento da operação revelaram crimes ainda mais graves ocorridos no Paraná, tornando o estado um importante ponto de intersecção das investigações ocorridas Brasil afora. Tudo perfeito para monta a cena: desde 2014, quando surgiu a Lava Jato, os olhos do país se voltam a Curitiba a cada fase operacional e desembarque de nomes famosos da elite política e econômica do país envolvidos nessa intricada rede de corrupção.

É da sede da Justiça Federal, em uma das avenidas mais conhecidas da cidade, que o juiz federal Sérgio Moro comanda o julgamento em primeira instância dos crimes identificados na Lava Jato e profere sentenças que sacodem o Brasil.

E o curitibano entrou no clima de empolgação. Entre adesivos, camisetas e cartazes, há quem faça tour entre lugares relacionados à operação, como a Procuradoria da República, a sede da Justiça Federal, a superintendência da Polícia Federal e até mesmo o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para onde são levados alguns presos da Lava Jato.

* Entenda o caso ´Lava Jato´

Publicado originalmente em veja de março de 2017 no especial de aniversário de Curitiba.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCuritiba do Futuro
Próximo artigoMuseu Oscar Niemeyer
Redação
Portal com informações fidedignas sobre a capital paranaense. Saiba a programação dos locais mais badalados de Curitiba, visitando www.curitibalegal.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA